Quadrilha aliciava motoristas para transportarem cargas que depois seriam furtadas

Através da investigação conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina, foram cumpridos mandados de busca, prisões e apreensões em quatro cidades do Paraná.

Foto: Polícia Civil de SC

Duas pessoas foram presas pela Polícia Civil na última quinta-feira (3/02/22) na operação “Tractor”. A Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) de Santa Catarina começou a trabalhar no caso depois que uma carga de tratores foi furtada no dia 22 de dezembro de 2021 em Garuva, no norte do estado.

Os investigadores perceberam inconsistências no relato do motorista e realizaram diligências para verificar a veracidade das informações. Depois que os policiais descobriram que ele estava envolvido no crime, foi possível identificar o resto da quadrilha especializada em furtos, roubos e receptação de cargas, com atuação interestadual.

O poder judiciário deferiu os mandados de prisão preventiva e de busca, que foram cumpridos em quatro cidades do Paraná: Maringá, Nova Teba, Nova Londrina e Curitiba. Durante a ação, foram coletados diversos documentos e objetos que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC/DEIC.

Segundo o delegado Osnei Valdir de Oliveira, a Polícia Civil apurou que o grupo criminoso possuía diversos caminhões. Os motoristas tinham o cadastro aprovado nas empresas gerenciadoras de risco e eram aliciados para realizar carregamentos que depois seriam furtados.

Foi o que aconteceu na quinta-feira. A ação policial evitou que um caminhão fosse carregado com placas de energia solar em Curitiba para depois ser furtado pelos integrantes da quadrilha.

O cumprimento dos mandados contou com o apoio das delegacias da DEIC, DFAZ/DEIC; DD/DEIC; DRACO/DEIC e DENARC da Polícia Civil de Maringá (PR).