Proposta quer usar o dinheiro da pintura dos ônibus usados para melhorar a informação nos terminais

 

O Seterb, a prefeitura e Blumob estavam em tratativas sobre a padronização da cor dos veículos há algumas semanas.  O contrato de concessão da nova licitação do transporte urbano, orienta que a empresa deixe todos os ônibus na cor prata, já que os usados ainda estão brancos.

Mas surgiu uma proposta diferente, que foi apresentada aos vereadores na manhã desta quinta-feira (14/9/17) pelo presidente do Seterb, Carlos Lange. A ideia partiu da Blumob, que sugeriu em vez de usar os R$ 264,75 mil para a pintura dos ônibus, esse recurso poderia ser aplicado na melhoria da comunicação visual das informações nos terminais.

 

 

O projeto prevê identificação das rotas e dos terminais por cores, bem como a utilização de símbolos de acordo com a característica de cada bairro ou região. Isso facilitaria a assimilação das linhas e dos pontos que os usuários utilizam para se locomoverem pelo município, como acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior.

“Observamos que utilizar o investimento necessário à pintura em melhorias no sistema de transporte coletivo em benefício direto ao usuário pode ser mais importante do que mudar a cor dos veículos, tendo em vista que todos esses veículos usados serão substituídos logo pela empresa”, ressalta Lange.

A Blumob tem até 3 anos para substituir os ônibus usados por outros zero quilômetro, conforme previsão do edital de licitação e contrato de concessão do serviço. Se a proposta for aprovada pelos vereadores, será estabelecido um cronograma para a instalação da comunicação visual nos seis terminais.