quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioEducaçãoProler retoma ciclo de palestras nesta segunda-feira

Proler retoma ciclo de palestras nesta segunda-feira

A programação do 23º Encontro Regional do Proler terá continuidade nesta segunda-feira, dia 14, às 19h, no auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb), com a presença do Youtuber paulista Frederico Elboni na condução da palestra “Livro de Youtuber: uma possibilidade à leitura”. Na terça-feira, dia 15, no mesmo local, os participantes também poderão conhecer um pouco da trajetória do autor, ilustrador e contador de histórias Celso Sisto, na palestra “A indivisível arte de ser leitor para ser escritor”. Para finalizar esta edição, na quarta-feira, dia 16, os moradores de Indaial receberão o espetáculo “Histórias Orientais”, com Gilmara Goulart.

 

 

A primeira semana contou com uma palestra do autor argentino Pablo Lugones, que abordou a temática “O livro ilustrado – um gênero em construção”. “Na noite seguinte, os participantes vivenciaram experiências em oficinas oferecidas pelas mediadoras Deda Silveira, Gilmara Goulart e Josiane Geroldi. Entre os traços das ilustrações e as escritas das literaturas, todos puderam perceber maneiras de qualificar e formar leitores, assim como estratégias de contação de histórias com novas possibilidades”, ressalta a coordenadora do evento e gerente do Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), Shirlei Dickmann.

Além disso, houve ainda os primeiros espetáculos do 3º Proler Teen. A cidade de Brusque reuniu mais de 200 crianças para ouvir “Histórias Orientais”, na voz de Gilmara Goulart. Já o Centro Cultural da Vila Itoupava recebeu 85 crianças vindas da Escola Olavo Bilac, de Pomerode, que puderam se divertir com os contos de adivinhação do espetáculo “Tem Coroa, mas não é rei!”, narrado pela contadora de histórias Josiane Geroldi.

O Proler Nacional foi criado em 1992, integrado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002, a Fundação Cultural de Blumenau instituiu o Comitê Regional do Proler, que atualmente é composto pelas cidades de Blumenau, Indaial, Pomerode e Brusque, além da parceria com Furb, Sesc, Senac e Senai. O ciclo de palestras é anual. A programação completa está no site www.comiteprolervale.com.br.

As palestras

Segunda-feira (14)
Horário: 19h – Frederico Elboni (São Paulo)
Local: Auditório do Bloco J da Furb
Tema: “Livro de Youtuber: uma possibilidade à leitura”
Currículo: Formado em Publicidade e Propaganda, é autor de cinco livros, sendo que todos entraram por mais de 25 semanas nas listas de livros mais vendidos. Seu canal no Youtube conta com mais de 600 mil inscritos. Entre 2011 e 2012, foi roteirista do programa Amor & Sexo da TV Globo e, em abril de 2015, foi capa da revista Veja São Paulo, destacado como influenciador digital e autor

Terça-feira (15)
Horário: 19h – Celso Sisto (Porto Alegre)
Local: Auditório do Bloco J da Furb
Tema: “A indivisível arte de ser leitor para ser escritor”
Currículo: Celso Sisto nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, mas está radicado no Rio Grande do Sul desde 1998. É ator, arte-educador, ilustrador, contador de histórias, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Por Sérgio Antonello [PMB]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS