Projeto quer integrar para cânions de SC a Rede Mundial de Geoparques

Foto: Saul Oliveira / SOL
Foto: Saul Oliveira / SOL

 

Foi realizado nesta segunda-feira (19/6/17), o pregão presencial para contratação de serviços de consultoria para desenvolver a estratégia de Geoconservação do Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul – Território Catarinense. A empresa vencedora é Geodiversidade Soluções Geológicas, de Curitiba (PR) e os recursos são do Programa SC Rural.

A empresa deverá realizar, dentro de seis meses, os estudos necessários para que os canyons entrem no processo de candidatura para inserção na Rede Mundial de Geoparques, através do reconhecimento da Unesco. As atividades serão desenvolvidas nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.

O desenvolvimento da estratégia de geoconservação deverá conter o inventário dos geossítios existentes no território, bem como a revisão dos estudos prévios sobre patrimônio geológico. A partir disso, deverá ser feita a avaliação do potencial uso para cada geossítio (científico, educativo e/ou turístico), das técnicas de conservação necessárias e das ações e programas de valorização e divulgação do atrativo. Também será necessário estabelecer o programa de monitoramento destes locais para garantir, simultaneamente, o uso e a conservação.

O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, homologou a licitação nesta segunda-feira. “Estamos começando a tirar do papel um grande projeto para o turismo”, comemorou.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte