O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançará um novo sistema de alertas contra desastres, chamado Defesa Civil Alerta. Esta tecnologia, desenvolvida em parceria com a Anatel e operadoras de telefonia, visa aprimorar a comunicação de emergências para a população em áreas de risco.
Onze municípios brasileiros foram escolhidos para o projeto-piloto, dois deles no Vale do Itajaí: Blumenau e Gaspar. As outras estão no Rio Grande do Sul (Roca Sales e Muçum), Paraná (Morretes e União da Vitória), São Paulo (São Sebastião), Espírito Santo (Cachoeira do Itapemirim), Minas Gerais (Indianópolis) e Rio de Janeiro (Petrópolis e Angra dos Reis). Nesses locais, os residentes receberão alertas diretamente em seus celulares.
Os detalhes do projeto serão divulgados em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (7), às 10h, pelo ministro Waldez Góes, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). O evento será transmitido ao vivo no canal do MIDR no YouTube, contando também com a presença de representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.