sábado, 4 dezembro 2021
InícioEducaçãoProjeto pedagógico de interação com a natureza faz CEI de Blumenau virar referência...

Projeto pedagógico de interação com a natureza faz CEI de Blumenau virar referência nacional

 

 

 

Fotos: Marcelo Martins

O Mapa de Práticas Pedagógicas elaborado pelo Centro de Referências em Educação Integral, selecionou 50 projetos em todo o Brasil. Desse total, 18 são da região sul. Um deles é o do Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prullage, localizado na Rua Fritz Bruch, nº 490, no bairro Itoupavazinha.

Em Santa Catarina, também foram selecionadas uma escola de Criciúma e outra de Florianópolis. A iniciativa conta com o apoio do Instituto C&A e Alana. A escolha dos projetos ocorreu por meio de edital público realizado em 2018.

 

 

O mapa é o resultado de uma plataforma especial sobre Educação Integral nas Infâncias na Prática, elaborado com o objetivo de promover uma educação que valorize a diversidade territorial e cultural das crianças de 0 a 12 anos.

“Inscrevemos nossa unidade contando sobre sua proposta voltada à criança e à natureza, envolvendo a ecoformação com as atividades realizadas em nossa floresta. Fomos contemplados para sermos um exemplo de como se pode transformar a educação brasileira”, comentou Simone de Souza Santos, diretora do CEI.

 

A secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, disse que esse é o reconhecimento de um trabalho iniciado há alguns anos, de mudança de cultura da Educação Infantil. A ideia é trabalhar para que as unidades não sejam mais somente um espaço para cuidar das crianças e sim do início de uma trajetória de aprendizados, que sempre enfatiza uma proposta pedagógica de qualidade.

 

 

Sobre o Centro de Referências em Educação Integral

Criado em 2013, com o apoio da Unesco, o Centro de Referências em Educação Integral atua no aprimoramento e difusão gratuita de referências e estratégias que contribuam para a implementação da educação integral no Brasil. A instituição desenvolve e alimenta uma série de plataformas voltadas para profissionais da área da educação, com conteúdos ligados a essa temática.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS