quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioEconomiaProjeto para levar internet ao meio rural é aprovado em comissão da...

Projeto para levar internet ao meio rural é aprovado em comissão da Alesc

Do manejo mecanizado e robotizado da agricultura, ao incentivo à permanência do jovem no campo, tudo passa pela conexão entre pessoas e empresas.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de SC, aprovou por unanimidade nesta terça-feira (21/09/21) o projeto de lei que garante investimentos de R$ 50 milhões na conectividade no meio rural. A proposta foi enviada pela enviado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

Com o avanço da agricultura, é fundamental para o agricultor estar conectado. Do manejo mecanizado e robotizado da agricultura, ao incentivo à permanência do jovem no campo, tudo passa pela conexão entre pessoas e empresas.

O projeto, que ainda tem de ser votado em plenário, tem a intenção de isentar cobranças no compartilhamento de infraestrutura, especialmente postes (usados por concessionárias de energia e de telecomunicações), a fim de baratear e, portanto, incentivar a expansão de redes de fibra ótica no meio rural.

O objetivo é facilitar a passagem do cabeamento a todos os municípios catarinenses, sem cobrança por uso de poste. Hoje a falta de acesso à Internet é um dos grandes entraves da agricultura catarinense.

Com o projeto, os agricultores poderão acessar serviços públicos, emitir documentos, participar de redes de comercialização, manter contato com clientes, fornecedores e outros atores das cadeias produtivas das quais fazem parte. Além disso, poderão estudar, capacitar-se e buscar informações que possibilitem ampliar a visão de seu negócio.

As ações para levar a conectividade ao meio rural contemplam ainda investimentos para viabilizar a instalação nos municípios. A expectativa é de que sejam destinados R$ 50 milhões para atender mais de 20 municípios. Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e a Secretaria da Agricultura dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.

O Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) possui uma linha de crédito especial, com financiamentos sem juros, para que os agricultores conectem suas propriedades à infraestrutura de fibra ótica do município.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS