quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioGeralProjeto "Direito nas Escolas" volta a ser realizado em Blumenau

Projeto “Direito nas Escolas” volta a ser realizado em Blumenau

 

Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB

Na tarde desta segunda-feira (16/07/18), os vereadores mirins de Blumenau participaram do lançamento do projeto “Direito nas Escolas”. O objetivo é levar a formação da cidadania à rede de ensino do município, que está disponível para turmas do oitavo e nono ano.

Durante cerca de uma hora, os participantes recebem informações acerca de direitos e garantias fundamentais, Constituição e cidadania. Uma dinâmica é desenvolvida para ressaltar a importância do voto consciente, quando se analisa as propostas dos candidatos e rejeita todo tipo de corrupção.

 

O projeto já foi realizado em outros anos na Câmara Mirim. Em 2018 a capacitação será  desenvolvida e coordenada pela equipe do Programa Vereador Mirim com a participação da advogada Mariella Kraus, a ex-aluna da Furb que criou o programa.

“Sabemos que temos direitos, mas muitas vezes não sabemos como exercê-los. A ideia é ajudar a formar uma geração mais politizada e socialmente consciente que possa ter, no futuro, uma participação social mais ativa. Ficamos admirados e surpresos ao ver como eles participaram, questionaram e relataram as experiências pessoais em suas escolas, especialmente porque esses temas não estão presentes nas grades curriculares e sempre geram muitas dúvidas”, comentou Kraus.

 

 

A vereadora mirim Haynara Saturno de Moraes, da Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger, disse que participar da atividade foi importante para agregar conhecimentos e despertar para a necessidade de votar com consciência. “Fizemos uma eleição simulada e pudemos perceber como devemos votar quando tivermos idade para isso, com informações sobre os candidatos e analisando as propostas de cada um. Gostei muito do projeto e vou buscar que ele seja levado a todos os alunos da minha escola”.

O coordenador de apoio da Câmara Mirim, Ramsés Oliveira Costa, assinalou que uma vez apresentado de forma piloto aos vereadores mirins, o projeto já está pronto para ser levado às escolas da cidade, iniciando pelos educandários que têm representantes na Câmara Mirim. “Agora estamos buscando outros parceiros para integrar o projeto, como estudantes de direito e docentes que queiram contribuir com essa iniciativa”.

Escolas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato com a Câmara Mirim através do telefone 3231-1574 e realizar o agendamento.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS