domingo, 16 janeiro 2022
InícioEstadualProjeto de lei obriga alunos a ressarcir prejuízos causados em escolas de...

Projeto de lei obriga alunos a ressarcir prejuízos causados em escolas de Santa Catarina

O autor vê o texto como uma forma de frear os atos de violência e vandalismo.

O plenário da Assembleia Legislativa vai votar o Projeto de Lei que determina o ressarcimento dos prejuízos causados de modo intencional por alunos das escolas públicas de Santa Catarina. A proposição foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, na manhã desta terça-feira (14/12/21).

O PL 303/2019 é iniciativa do deputado Ivan Naatz (PL), que defende o texto como uma forma de frear os atos de violência e vandalismo. Alunos maiores de idade terão que pagar os reparos e, no caso dos menores de idade, o custo será direcionado aos pais ou responsáveis.  Para a presidente do colegiado, deputada Luciane Carminatti (PT), “a ideia é um avanço no sentido da construção da responsabilidade dos bens públicos. Acredito que será aprovada também no Plenário”, comentou.

A comissão também encaminhou ao plenário o PL 145/2021, que cria o “Programa Time da Defesa”, uma ação interdisciplinar cujo objetivo é prevenir e refutar qualquer tipo de violência escolar e doméstica, abuso sexual e uso de drogas na rede estadual de ensino.

Autor da matéria, o deputado Ismael dos Santos (PSD) explicou que a ideia é realizar um trabalho envolvendo todos os setores da comunidade escolar. Ele crê que é a medida terá grande relevância principalmente no combate à drogadição. “É algo que começa pelas más companhias na escola, que precisa estar preparada”, explicou. Além de um órgão superior na Secretaria de Estado da Educação, entidades regionais englobando pais, professores, alunos e agentes comunitários tomarão as medidas para a conscientização dos alunos.

 

Fonte: Alesc

MAIS LIDAS