Projeto da Univali ganha prêmio internacional na área de educação inclusiva

 

 

 

 

O trabalho “Design de jogos por crianças na escola inclusiva: desenvolvimento de imaginação e criatividade”, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está entre os vencedores do Zero Project Awards. Dos 469 projetos submetidos à iniciativa internacional, 75 práticas inovadoras foram escolhidas para serem socializadas em uma conferência nos escritórios das Nações Unidas em Viena, na Áustria, entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

O Zero Project, da Essl Foundation – Áustria – encontra e compartilha a cada ano projetos que visam a melhoria da vida da pessoa com deficiência. A temática desta edição é educação e a lista completa dos vencedores está disponível clicando aqui.

 

 

O projeto do grupo da Univali é fruto das teses de doutorado de Adriana Gomes Alves e Karla Demonti Passos Cathcart, orientadas pela professora Regina Célia Linhares Hostins. O estudo apresenta o desenvolvimento de jogos digitais como abordagem para o desenvolvimento intelectual e a criatividade, na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência intelectual.

 

 

O projeto foi aplicado em três escolas do município de Itajaí (SC): na Escola Básica Gaspar da Costa Morais, no Grupo Escolar Carlos de Paula Seara e no Colégio de Aplicação da Univali (CAU). Ao todo, o projeto contemplou cerca de 50 estudantes, entre eles sete com deficiências. Em 2019, por exemplo, por meio de dois projetos de pesquisa dos acadêmicos da graduação envolvidos, aplicou-se a metodologia com duas turmas do 4º ano em escolas distintas. Foram realizadas oficinas semanais por oito meses, com cada turma, nas quais as crianças participaram de atividades de design, criando jogos digitais com apoio dos acadêmicos.

A partir de agora, as autoras pretendem dar continuidade no trabalho. Para os próximos anos, buscarão recursos para mais estudos e definições de políticas que permitam implementar a prática de forma permanente nas escolas. O site do Laboratório de Design de Interação (LDI) traz mais informações sobre os projetos univalildi.wixsite.com/univalildi.

 

 

A iniciativa, essencialmente interdisciplinar, envolveu, além das então doutorandas do PPGE, a Escola de Educação, a Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade; e a Escola do Mar, Ciência e Tecnologia. Participaram da aplicação da proposta os acadêmicos: Brenda Christina Botjuk, do curso de Pedagogia; Gabriel Ribeiro Maciel, de Design de Jogos e Entretenimento Digital; Nicole Migliorini Magagnin, Killian Soares, e Lucas Lira da Silva, do curso de Engenharia de Computação; e Matheus Evandro Rech, de Ciência da Computação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Univali