quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralProgramação celebra o bicentenário de nascimento do Dr. Blumenau

Programação celebra o bicentenário de nascimento do Dr. Blumenau

 

 

As comemorações no dia do aniversário de Blumenau, 2 de setembro, começaram às 8h com uma solenidade em homenagem a cidade e ao fundador do município no Mausoléu Dr. Blumenau, situado no início da Rua 15 de Novembro, no Centro. A ocasião, que celebrou os 169 anos de Blumenau e o bicentenário de nascimento do Doutor Hermann Bruno Otto Blumenau, contou com a colocação no local de corbélias de flores, entregas de livro, de certificado, de selo e carimbo comemorativos, além da assinatura de um convênio.

Durante a cerimônia, foi entregue um livro que traduz o jornal Mitteilungen Comunicados das Sociedades Escolares de Santa Catarina, publicado de 1906 a 1917. Esse material foi traduzido pelo curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (Furb) a pedido do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Denominado Documentos de Identidade: Traduzindo a História, o livro busca divulgar e preservar o patrimônio histórico em língua alemã produzidos em Blumenau. Esse jornal era em alemão gótico e publicava orientações pedagógicas. O livro traduzido será disponibilizado para consulta no acervo do Arquivo Histórico de Blumenau, assim como uma versão digital.

Outra homenagem prestada foi a entrega de um certificado de participação a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos e a Sociedade de Escritores de Blumenau que desenvolveram um trabalho coletivo a partir das fotografias de Hermann Blumenau. Na ocasião, teve também a entrega de um selo comemorativo que leva a imagem da logomarca dos 200 anos, instituída pela Prefeitura de Blumenau, bem como de um carimbo. Esse carimbo foi providenciado pela Administração Municipal e durante 30 dias todas as correspondências emitidas em Blumenau levarão o carimbo festivo do bicententário de Hermann Blumenau. Depois esse carimbo entrará para o Acervo Histórico do Museu dos Correios. Uma réplica ficará de posse do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e já estará em exposição a partir do próximo dia 4, no Museu da Família Colonial.

 

 

Por fim, a Prefeitura de Blumenau assinou um convênio com o Instituto Arapyaú, instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a apoiar prefeituras a desenvolver projetos para a promoção da sustentabilidade. O início dos trabalhos será esta semana. O evento contou com a presença o prefeito Mário Hildebrandt, secretários municipais vereadores e demais autoridades municipais e estaduais.

 

 

Tempo colabora e desfile é realizado

A chuva deu uma trégua e o tradicional desfile em comemoração ao aniversário de Blumenau ocorreu normalmente pela Rua 15 de Novembro, no Centro. A comunidade prestigiou o evento alusivo os 169 anos do município e os 200 anos de nascimento do fundador Dr. Hermann Otto Blumenau. O público pode acompanhar a passagem de cerca de 150 atrações.

 

 

O desfile desse ano foi diferenciado, pois contou um pouco da história do Dr. Blumenau. Os pais do fundador, sua casa, seus amigos intelectuais e filhos foram representados. Cidades, que no passado foram desmembradas de Blumenau, também participaram do evento. Elas trouxeram atrações que de seus municípios. Outra novidade foi a representação de Rose e Edith Gaertner, bem como de pessoas vestidas de gato.

 

 

Além disso, as pessoas também puderam conferir as apresentações da Banda Municipal de Blumenau, bandas e fanfarras escolares, danças, carros alegóricos, desfile de jipes, carros antigos, entre outras. Muitas instituições e entidades também tiveram a oportunidade de demonstrar o trabalho desenvolvido por elas na cidade.

“A solenidade do Mausoléu e o desfile são tradicionais no aniversário de Blumenau e tornam a data marcante. Nesse ano foram ainda mais especiais, pelos 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau. Que sigamos celebrando, comemorando nossa história e trabalhando pela Blumenau que queremos para nosso futuro” afirma o prefeito, Mário Hildebrandt.

 

 

 

Programação ao longo do dia

As comemorações prosseguem ao longo do dia. Ao meio-dia, na Rua Humberto de Campos será realizada a entrega da duplicação daquela importante via. Logo em seguida, das 13h às 17h, a via receberá uma edição especial da Rota de Lazer no trecho entre a Rua Marechal Deodoro e o portal da Vila Germânica com diversas atrações de lazer e entretenimento à comunidade.

À tarde, às 15h, o Distrito da Vila Itoupava promoverá um desfile cívico de aniversário da cidade, com saída da Sociedade Serrinha. Ainda na Vila Itoupava, às 16h, será realizado o corte da maior cuca do Brasil, com 169 metros de comprimento. O evento ocorrerá nas dependências do Ginásio Professor Mario Manzke, da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. A tentativa de quebra de recorde terá o acompanhamento da RankBrasil, que atua com o registro de recordes.

O dia do aniversário encerra às 19h com uma sessão solene, organizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com homenagens às personalidades da cidade em comemoração aos 200 anos de nascimento do Dr, Hermann Blumenau, no Teatro Carlos Gomes, no Centro.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS