quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioEntretenimentoPrograma sobre literatura produzido em Santa Catarina é veiculado em rede nacional

Programa sobre literatura produzido em Santa Catarina é veiculado em rede nacional

Literatus_Vilto-Maicon_Tenfen
Texto: Nane Pereira

Literatura, informação e bom humor. Estas são algumas das características do programa Literatus TV, que está conquistando o público jovem e adulto desde o dia do lançamento, 24 de fevereiro deste ano. O programa informativo, que traz temas como literatura brasileira e mundial, séries de TVs, cinema, entre outras vertentes da arte ligadas à literatura, está sendo veiculado pela NBR TV, TV Educativa Nacional, um canal de notícias governamentais brasileiro, que tem como intuito informar ações do Poder Executivo, além de difundir programas de teor educativo, cultural e serviços de utilidade pública. O Literatus TV é apresentado pelo escritor Maicon Tenfen e pelo editor do site Homo Literatus, Vilto Reis.

Com bom humor e conhecimento de causa, o escritor Maicon Tenfen reflete sobre a importância de falar sobre literatura e de abrir discussões para fomentar a leitura pelo Brasil. “Vivo dizendo que o Literatus TV é um programa para quem gosta e para quem (ainda) não gosta de literatura. O diferencial dele, além de ser veiculado em uma TV Educativa Nacional, é que todos os episódios estão no canal do Youtube.

São dois vídeos por semana, publicados às terças-feiras e às sextas-feiras”, explica. Tenfen ainda complementa que por meio do canal do Youtube a equipe do Literatus TV pretende criar uma comunidade de leitores e de grupos ou associações interessadas no incentivo ao hábito da leitura. “Universidades, editoras, portais educacionais, associações de escritores, grupos de contadores de histórias, entre outros, são bem-vindos como parceiros e amigos do programa”, conclui.

Entre os temas abordados, recentemente, o Literatus TV apresentou episódios sobre os consagrados autores Miguel Sanches Neto e Haruki Murakami, sobre Romance Policial e as curiosidades da série (e dos livros) Supernatural, seriado que virou febre entre os jovens brasileiros.

O programa

O Literatus TV tem por objetivos ser informativo e aprofundar o debate sobre a literatura, sem qualquer preconceito literário. A estreia do Literatus TV ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2015, em sinal aberto, veiculado pela NBR TV, TV Educativa Nacional.

As reprises ocorrem às sextas-feiras, às 8h; às quintas-feiras, às 8h30min e aos sábados, às 21h30min. O programa é produzido pela FURB TV e é composto por dois blocos de 14 minutos. Todos os episódios estão no canal do Youtube e os interessados também podem acessar as notícias e as novidades do programa pelo Facebook e pelo Twitter.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS