quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralPrograma Silêncio Urbano (Psiu) foi sancionada pelo prefeito na íntegra

Programa Silêncio Urbano (Psiu) foi sancionada pelo prefeito na íntegra

Foto: Rádio Catarinense de Joaçaba
Foto: Rádio Catarinense de Joaçaba

O Programa Silêncio Urbano (Psiu) foi sancionado pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. A decisão veio nesta quinta-feira (7), em que o texto do PSIU foi aprovado na íntegra, sem sofrer alteração de nenhum artigo.

Com isso Blumenau terá novas regras para fiscalização e controle do som nas áreas urbanas. O projeto também cria um convênio entre município, Estado e a PM, que agora poderá receber as denúncias e aplicar a multa. O valor será cobrado junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para infrações cometidas em um imóvel, ou incluída no registro de um eventual veículo automotor do infrator.

O cidadão notificado poderá apresentar recurso no prazo de 15 dias, ficando assegurados o contraditório e a ampla defesa. Conforme a proposta, cabe ao comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar julgar o recurso no prazo de 30 dias. Na primeira autuação, o infrator será advertido por escrito e a notificação registrada no banco de dados da PM, válida por um ano a partir da data de emissão. Havendo reincidência, neste prazo, será aplicada multa no valor de cinco Unidades Fiscais do Município (UFMs). Caso a reincidência continue, o valor da multa será dez vezes maior.

O PSIU é de autoria do vereador Cezar Cim (PP). Publicamos duas matérias sobre o assunto. Quando foi aprovado pela Câmara de Vereadores e a uma entrevista com o Tenente Felipe Oppenheimer, que assegurou que o efetivo de policiais atual dará conta do recado.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS