sábado, 16 outubro 2021
InícioEconomiaProfessor da UniSociesc em Blumenau é escolhido como agente da InovAtiva Brasil...

Professor da UniSociesc em Blumenau é escolhido como agente da InovAtiva Brasil para fomento de startups

Professor de Tecnologia da Informação, na UniSociesc de Blumenau, Arquelau Pasta acaba de ser escolhido como agente local da InovAtiva Brasil. A instituição nacional foi criada em 2013 pelo Ministério da Economia, sendo idealizada e articulada para se tornar uma ferramenta de gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional. O processo de seleção para líderes e agentes locais da InovAtiva Brasil iniciou no final do ano de 2020, com o objetivo de selecionar pessoas para atuarem como agentes de integração e divulgação das ações da InovAtiva Brasil.

Já venho trabalhando com a InovAtiva Brasil desde 2015 como avaliador de projetos que são submetidos para receberem capacitação e aceleração das startups. Com a recente implantação da Fábrica Incubadora de Impacto Social na UniSociesc, em dezembro de 2020, vi uma oportunidade de agregar as ações da InovAtiva junto ao propósito da incubadora“, comenta Arquelau.

Foto: Divulgação/UniSociesc.

No edital da InovAtiva Brasil há dois momentos, o de líder de comunidade, cuja missão é fortalecer os ecossistemas estaduais de empreendedorismo, e, noutro momento, os agentes locais da InovAtiva. O agente local tem por missão auxiliar o líder da comunidade a divulgar as ações da InovAtiva Brasil, incentivar o empreendedorismo local, incentivar a submissão de propostas para os editais de capacitação e aceleração, capacitar os empreendedores locais por palestras, workshops, além de articular com o ecossistema local de empreendedorismo.

Como primeira atividade, Arquelau terá neste sábado, dia 6, uma capacitação para conhecer os demais selecionados e traçar o planejamento das ações para o ecossistema estadual no ano de 2021. “Vislumbro a possibilidade de trazer para nossos alunos na UniSociesc mais oportunidades, preparação para aqueles que querem abrir suas startups, com capacitações, mentorias, possibilidade de conexão com investidores, além de outros benefícios oferecidos por uma ampla rede de parceiros, oportunizando projetos que impactem e tragam resultados reais para a sociedade. A InovAtiva representa a oportunidade de criarmos o empreendedorismo real, de capacitar todos os que desejam transformações reais para a sociedade, com futuro inovador, transformando o país pela educação empreendedora“, avalia o professor e agora agente local da InovAtiva Brasil.

InovAtiva Brasil

Atualmente, o programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae. O InovAtiva Brasil nasceu pequeno como uma startup e com o tempo se desafiou a melhorar e a gerar cada vez mais valor às startups aceleradas pelo programa. E isso foi reconhecido por algumas instituições, desde nacionais até internacionais.

Essencialmente brasileiro, o InovAtiva Brasil é especializado em startups. Acreditam na força do empreendedorismo e no poder da inovação para evoluir. É um movimento que abrange e conecta comunidades de todo ecossistema de empreendedorismo. Formam uma rede de apoio e mentoria para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios inovadores. Além das fronteiras, dá visibilidade a projetos que vão longe, modificam a sua volta e constroem uma nova realidade para impactar o mundo.

Foto: Divulgação/UniSociesc.

O programa de aceleração para startups de todo Brasil oferece capacitação, conexão e mentoria para negócios inovadores, com dois ciclos por ano. Em cada edição são selecionadas até 160 startups para uma aceleração online de até quatro meses. No final do processo, as startups participam do InovAtiva Experience, evento de conexão com stakeholders do mercado em que empreendedores e empreendedoras se apresentam para uma banca de investidores, grandes empresas e aceleradoras.

 

MAIS LIDAS