quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioEconomiaProcon de Blumenau orienta consumidores sobre o aumento no preço do Gás...

Procon de Blumenau orienta consumidores sobre o aumento no preço do Gás Natural Veicular

Determinação do Estado garante uma redução de 40% sobre o aumento anteriormente aprovado para o preço do Gás Natural Veicular.

Com o objetivo de esclarecer os consumidores, o Procon de Blumenau orienta sobre os novos valores que passam a incidir no preço do Gás Natural Veicular (GNV) comercializado nos postos de combustíveis. A medida atende a dirimir dúvidas sobre a liminar do Estado, que suspendeu o aumento do gás anteriormente aprovado em Santa Catarina, sendo 40,95% para a indústria, 29,47% ao comércio; 24,70% às residências e atingindo o valor de R$ 3,94 sobre o metro cúbico cobrado no caso de abastecimento veicular.

Com a liminar, os consumidores são beneficiados até abril deste ano com a garantia de uma redução de 40% sobre os aumentos aprovados, chegando o reajuste na casa dos 24,02% às indústrias; 17,28% para o comércio e 14,49% para as residências e o valor de R$ 3,46 sobre o metro cúbico veicular. A previsão inicial é de que esse novos percentuais devam permanecer até o fim de junho ou enquanto estiver vigente a decisão.

Mesmo assim, a decisão da justiça não impediu um aumento no preço do GNV, mas uma diminuição em benefício à população. O coordenador do Procon de Blumenau está convicto de que a liminar vai permanecer, mas alerta os consumidores que não poderão deixar de considerar de que pode haver uma reversão da situação, retornando aos índices anteriormente aprovados.

A liminar concedida pelo Estado foi resultado da mobilização dos consumidores industriais, que envolveram o Governo do Estado em favor do segmento. O assunto preço do suprimento de GNV foi protocolado pela SCGÁS junto ao CADE e pode ter análise executada ainda dentro deste período, mudando o cenário.

O Procon de Blumenau reforça que, caso o consumidor encontre abusividade no valor do GNV, ele poderá usar o WhatsApp do Consumidor que atende pelo número (47) 99920-0083 e fazer uma denúncia.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS