Procon de Blumenau fiscaliza o comércio para evitar os falsos descontos da Black Friday

 

 

Black Friday, a famosa sexta-feira dos descontos é uma das épocas mais esperadas do ano para quem pretende adquirir algum produto. Em todo Brasil, muitos comerciantes agem de má fé e aumentam os valores um pouco antes, para parecer que estão dando um bom desconto.

 

 

Por isso na semana passada o Procon de Blumenau começou a fiscalizar alguns comércios da região. No total, serão fiscalizados oito estabelecimento até o dia 23 de Novembro. De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, André Moura Cunha, a proposta é coibir esta prática e assegurar o direito da população.

“Estamos fiscalizando os locais físicos e também monitorando os principais sites de venda para coibir as fraudes que possam acontecer com falsos descontos”, diz. Ainda segundo André, os fiscais estão fotografando e anotando os preços para fazer uma comparação na semana da promoção. “Além disso, os fiscais também estão verificando e orientando os estabelecimentos sobre outras irregularidades, como falta de informações e a respeito do Código de Defesa do Consumidor”, reforça o coordenador.

Orientação

O Procon orienta também o consumidor a ter cautela na hora de fazer as compras e ficar atento ao preço do produto, fazendo, se possível, uma comparação de valores com mais dois estabelecimentos. A recomendação vale também para as compras feitas pela internet.

Em caso de práticas abusivas, os consumidores podem fazer denúncias ao Procon pelo telefone 151 ou via WhatsApp do Consumidor pelo número 47 99920-0083. A denúncia também pode ser feita pessoalmente na sede do Procon. “É importante guardar provas, como fotos e encartes para constatação e formalização da denúncia”, diz André.