Procon de Blumenau comemora o Dia Internacional do Consumidor

 

Por Joni César [PMB]

O Procon de Blumenau comemora o número de atendimentos efetivados no município em prol da população, em especial na garantia dos direitos dos consumidores. O Dia Internacional do Consumidor, nesta quarta-feira, dia 15, reflete mudanças positivas quando o assunto é o comprometimento com a comunidade, principalmente em Blumenau.

De acordo com coordenador do Procon, Cezar Cim, está previsto mais um avanço significativo ainda este ano no município para melhorar ainda mais o atendimento. “Já iniciamos os trabalhos de elaboração de um site específico para que o consumidor possa fazer sua reclamação ou denúncia pela internet, sem precisar sair de sua residência. Com isso, além da rapidez, o usuário não perde seu tempo se dirigindo para outro ponto distante de sua localidade”, diz. “Esse incremento também vem em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que completou no dia 11 deste mês 26 anos de existência”, emenda.

Somente em 2016, o Procon de Blumenau registrou 2.448 atendimentos pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no qual a denúncia é imediatamente enviada via internet à empresa, com prazo de 10 dias para que ela retorne com uma solução. Deste total, mais de 80% dos casos foram resolvidos. Neste ano, de janeiro a fevereiro, o levantamento apontou 402 atendimentos efetivados pelo sistema.

O Procon de Blumenau reforça ainda que o Sindec é um programa que integra em rede as ações e informações de defesa do consumidor. Ele representa o trabalho do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e dos Procons integrados, e forma um todo harmônico para proteção estratégica e qualificada dos consumidores de nosso país. Na prática, é um instrumento de controle social que, mediante o exercício do direito à escolha, pode incentivar o respeito aos direitos dos consumidores.

Além do Sindec, o Procon de Blumenau também registrou em 2016 em sua sede nova (em frente à Prefeitura), 19.688 atendimentos. Em 2017 esse número já chegou a 2.510. Isso sem contar os registros efetivados na Intendência da Vila Itoupava e também da Intendência do Garcia. Com o Procon Móvel, no qual a equipe se dirige para pontos específicos da cidade, em 2016 foram 1.222 atendimentos com 151 processos abertos. O trabalho foi realizado em 55 localidades diferentes da cidade. Em fevereiro deste ano, já foram registrados 13 processos com um total de 68 orientações à comunidade.

WhasApp

Lançado recentemente, o Procon inovou o atendimento neste ano à população por meio do WhatsApp com o número 99920-0083. O atendimento é feito em tempo real durante o horário do órgão, das 9h às 16h. Depois deste período, o tempo de resposta pode chegar a 24 horas. Com esta ferramenta, o Procon registrou, em apenas um mês, 410 atendimentos.

Procon Móvel

Para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, nesta quarta-feira, dia 15, a equipe do órgão de defesa estará com o Procon Móvel atendendo os moradores do bairro Velha, das 10h às 16h. O veículo ficará estacionado no Ambulatório Geral (AG) Harold Bachmann, na Rua José Reuter, 125. Além do colhimento de denúncias, com o Procon Móvel são realizadas ações de orientação sobre os direitos dos consumidores.