Em 2017, o Procon de Blumenau realizou mais de 19 mil atendimentos presenciais em sua sede, na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-rio), no Centro. Em média, o órgão efetuou aproximadamente 1.700 atendimentos mensais.
Somente pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram registrados 3.052 processos abertos contra empresas, com mais de 80% das denúncias resolvidas. O número é superior em relação a 2016, quando houve 2.448 demandas cadastradas na plataforma.
Ao receber as reclamações, o Procon faz o registro delas no Sindec. O processo é efetuado no mesmo instante, obrigando a empresa em questão a prestar o retorno da denúncia em um prazo de 10 dias. Caso contrário, a demanda poderá virar um processo administrativo. O próprio Sindec conta com uma relação das empresas cadastradas. Quando os estabelecimentos comerciais não estão no sistema, as reclamações são encaminhadas de forma convencional, com a equipe do Procon entrando em contato diretamente com a empresa para resolver o problema.
Durante o ano, o órgão promoveu ainda um total de 2.358 audiências em sua sede. Somente no mutirão de conciliação, realizado no início de dezembro, ocorreram 348 audiências com um saldo de 234 resultados positivos. Pelo WhatsApp do Consumidor, que atende pelo número 99920-0083, o Procon registrou mais de 2.100 atendimentos.
Procon Móvel
Com a unidade móvel, o Procon de Blumenau levou a sua estrutura para perto da comunidade em diversos bairros da cidade. Em 2017, foram realizados atendimentos em 54 pontos estratégicos do município, com 185 processos abertos contra empresas e mais 997 orientações sobre os direitos do consumidor.
Por Joni César [PMB]