Procon apreende mais de 220 kg de alimentos vencidos em supermercados de Gaspar

Dos sete estabelecimentos fiscalizados, três apresentaram irregularidades.

Foto: Divulgação

Na segunda e terça-feira (11 e 12/07/22) foi realizada uma operação em sete supermercados de Gaspar para verificar denúncias de consumidores sobre a venda de produtos com a validade vencida.

Foram recolhidos mais de 220 kg de alimentos impróprios para consumo, entre iogurtes, linguiças, embutidos, laticínios em geral, cereais e produtos da padaria. Dos sete estabelecimentos fiscalizados, três apresentaram irregularidades.

Em um deles, havia 230 produtos fora do prazo de validade, totalizando 152 kg. Em outro supermercado, foram confiscados mais 79 produtos (38 kg) e no último havia 116 produtos (31 kg). A ação foi realizada pela Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon – Gaspar) em parceria com o Procon Estadual.

Nos demais estabelecimentos não foram encontradas irregularidades. O superintendente do Procon, Roberto Procópio, lamenta o resultado das fiscalizações. “Estamos atuando firmemente para que o consumidor gasparense sinta confiança ao fazer suas compras. Esta é uma prática que não nos prejudica apenas como consumidores, mas coloca em risco a nossa saúde. Por isso, já tomamos medidas legais para coibir novas práticas que ferem de alguma forma o consumidor”, salienta Procópio.

Caso o consumidor encontre na prateleira produtos fora do prazo de validade, o estabelecimento é obrigado a fornecer outro produto idêntico ou similar gratuitamente, confirme a Lei 17.123/2017. Se a validade do produtor for verificada fora do estabelecimento, o consumidor deverá comparecer ao estabelecimento, com a nota fiscal e trocar o produto, mas, neste caso, não terá direito a gratuidade.

O Procon de Gaspar orienta aos consumidores que devem ficar atentos aos prazos de validade de todos os produtos quando forem às compras. Caso sejam observadas irregularidades, é possível fazer denúncia ao Procon pelo WhatsApp: (47) 3332-9539 ou pelo telefone (47) 3091-2084 ou disque 151. Além disso, o órgão atende de segunda a sexta-feira, no Paço Municipal, das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Gaspar