sábado, 27 novembro 2021
InícioEconomiaPró-reitor da Unicesumar, Willian de Matos Silva, visita prefeitos e empresas da...

Pró-reitor da Unicesumar, Willian de Matos Silva, visita prefeitos e empresas da região

Em Blumenau e Jaraguá do Sul, onde há polos do Centro Universitário, dentre todas as instituições de ensino superior particulares, a Unicesumar ficou em primeiro lugar em qualidade, segundo ranking do MEC

Com o objetivo de aumentar a aproximação com o mercado catarinense, o pró-reitor do Centro Universitário Unicesumar, uma das maiores instituições do Brasil, com sede em Maringá, no Paraná, e com unidades em mais de 58 cidades em 12 estados brasileiros, Willian de Matos Silva, estará, na próxima quinta-feira, dia 10, visitando as prefeituras de Blumenau e Jaraguá do Sul, além de grandes empresas, apresentando os melhores índices do Ministério da Educação (MEC) da região. Além disso, ele também fará uma palestra para os mais de 1.000 alunos convidados da Unicesumar de Blumenau, a partir das 19h.

O diretor dos polos catarinenses, Adriano Albano, diz que a visita do pró-reitor também tem por objetivo reforçar as parcerias dos convênios já em vigor com empresas da região, atendendo as necessidades de cada uma, e também a oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área de educação para atender a demanda das prefeituras e do município. “Sabemos que ainda há uma demanda reprimida por professores qualificados para trabalhar nas redes municipal e estadual. Por isso, inclusive, já temos em nossa grade diversos de cursos voltados para a área de educação”, avalia.

Educação a distância

A educação a distância é uma das modalidades de ensino que mais cresce no mundo. No Brasil, essa realidade não é diferente. Dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) apontam que no país existem mais de 2 mil cursos em EAD, com aproximadamente 3 milhões de alunos matriculados. Entre 2011 e 2012 a EAD cresceu mais que a educação presencial, com um aumento de 12,2% nas matrículas da educação a distância, enquanto que a educação presencial teve um aumento de 3,1%, segundo dados do último Censo de 2012 da Educação Superior, divulgados pelo MEC.

O Centro Universitário Unicesumar iniciou suas atividades com o ensino a distância em 2006, com 266 alunos matriculados. De lá para cá, o crescimento exponencial atingiu 43 mil alunos, consolidando-se como uma das maiores e melhores instituições de ensino do País. O segredo desta ascensão está na eficácia da metodologia representada pelo alto desempenho de seus alunos em avaliações do Ministério da Educação, como o ENADE, no qual os acadêmicos da Unicesumar apresentam excelentes resultados.

O polo de Blumenau conta com cerca de mil alunos em apenas dois anos de atividades, matriculados em mais de 40 cursos de graduação, pós-graduação ou MBA. Em Jaraguá do Sul, onde iniciou no ano passado, já são mais de 400 alunos. Em 2013, tanto Blumenau quanto Jaraguá do Sul, dentre todas as instituições que oferecem educação superior, tanto presencial quanto a distância nesses municípios, a Unicesumar foi a que alcançou o melhor resultado em qualidade, segundo índice do MEC (vide tabela abaixo).

Willian-Matos-Silva

Para o pró-reitor Willian de Matos Silva este crescimento deve continuar cada vez mais forte. “O número de pessoas que deseja estudar e não consegue, por falta de tempo, vagas em instituições públicas ou por questões financeiras, ainda é muito grande. A modalidade EAD supre todas estas necessidades. O Brasil está se desenvolvendo e as pessoas querem estudar, ter um diploma, uma melhor colocação no mercado de trabalho. E só a educação consegue proporcionar isso”, diz o pró-reitor.

Dados e estatísticas do MEC apontam que, além do crescimento em números, a EAD também cresce em qualidade. Nas últimas avaliações de desempenho realizadas, as instituições de ensino a distância se destacaram entre as melhores do país, à frente de muitas tradicionais instituições presenciais. A Unicesumar foi uma delas, onde manteve o Índice Geral de Cursos (IGC) com nota 4, ficando entre os 6% das melhores instituições do Brasil.

Unicesumar

A Unicesumar é uma das maiores instituições de ensino superior do país (hoje é o maior Centro Universitário do Paraná – a sede tem mais de 100.000 m2, com 24 anos de atuação), e uma das melhores em diversos fatores. No Índice Geral de Cursos do MEC, está entre as melhores do país, onde o MEC considera as notas do ENADE, seja em cursos presenciais, como em cursos a distância, estrutura da instituição e quantidade de mestres e doutores. Em função deste índice do MEC, foi considerado o melhor Centro Universitário do Sul do Brasil. Na região de Blumenau e Jaraguá do Sul, tem o maior conceito do MEC entre todas as instituições de ensino presencial e a distância, ou seja, foi considerada a melhor instituição da região.

No Guia do Estudante da Editora Abril, consta entre os 19 cursos melhores do país.

E em pesquisa da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância, o Unicesumar tem nota máxima em satisfação de alunos, em todo o país. Hoje, está presente em 12 estados brasileiros. Em Santa Catarina atua em Blumenau, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Balneário Camboriú, São Bento do Sul, Lages e Ituporanga.

ÍNDICES DO MEC 2013:

Em Blumenau:

Instituição Índice regional (ICG Contínuo)   Índice geral da instituição (ICG)
UNICESUMAR 3,33   4
UNIP 3,33 4
ANHEMBI MORUMBI 2,86 3
FURB 2,81 3
CONTESTADO (UNC) 2,75 3
UNISUL 2,69 3
UNIFACS 2,68 3
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST 2,66 3
UNINTER 2,61 3
UNIASSELVI 2,57 3
IBES 2,46 3
FAMEBLU 2,42 3
FAE 2,42 3
SENAI 2,32 3
SENAC 2,21 3
UCB 2,12 3

 

Em Jaraguá do Sul:

Instituição Índice regional(IGC Contínuo)   Índice geral da instituição (IGC)
INST. FEDERAL EDUC-IFC 3,65 4
UNICESUMAR 3,33   4
UNIP 3,33 4
UNIFACS 2,68 3
UNIV. CATÓLICA 2,65 3
ANHANGUERA – FATEJA 2,64 3
UNINTER 2,61 3
UNIVILLE 2,52 3
ANHANGUERA – UNIDERP 2,35 3
SENAC 2,21 3
FACULDADE JANGADA 2,15 3

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Texto: Jornalista Nane Pereira | New Age

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS