sábado, 27 novembro 2021
InícioEventosPrimeira prova da 23ª Gincana Cidade de Blumenau começa neste sábado (16)

Primeira prova da 23ª Gincana Cidade de Blumenau começa neste sábado (16)

Foto: Jaime Batista da Silva
Foto: Jaime Batista da Silva

Texto: Andressa da Silva Peixer

Nove equipes participantes vão se dividir entre os pedágios da AAPPM, Apae e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Evento que marca o fim da Gincana será nos dias 5 e 6 de setembro, no Parque Vila Germânica.

A Gincana Cidade de Blumenau é um dos acontecimentos mais tradicionais na agenda do município. No mês de setembro, nas proximidades do aniversário da cidade, equipes se desafiam a conhecer mais sobre o lugar onde vivem, seus costumes e moradores. O que pouca gente sabe é que, além de um intenso fim de semana de provas (que este ano será nos dias 5 e 6 de setembro), os gincaneiros realizam diversas ações durante todo o ano.

As provas filantrópicas marcam o início da competição. E a primeira já começa neste fim de semana: integrantes de três das nove equipes que compõe a Gincana em 2015 participam do pedágio da Associação de Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), no sábado (16). As demais são voluntárias nas edições em prol da Apae e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

De acordo com Leandro Gouvea, presidente da Liga dos Gincaneiros de Blumenau, esse é só o início de uma série de ações que estimulam as pessoas para tentarem mudar a realidade onde estão. “São cerca de mil pessoas envolvidas com as equipes que se mobilizam para estes momentos. Além da participação nos pedágios, a Liga dos Gincaneiros realiza ainda neste mês uma ação alinhada com o Maio Amarelo e integra o movimento 100em1dia”, explica.

As equipes inscritas para a 23ª edição são: @rromba, Amigos do Barney, Capitão Caverna, Coringas, Mik Dundee, Safari, Scherlock, Sonic e Tribo dos Anjos.

Sobre a Gincana Cidade de Blumenau

Desde a primeira edição, que aconteceu em 1993, a Gincana Cidade de Blumenau ganha importância para a região. O objetivo que deu início ao evento segue o mesmo: integrar a juventude à comunidade, por meio da realização de tarefas de cunho social, além de comemorar o aniversário do município de maneira alegre e solidária.

O tradicional evento reúne equipes próximo ao dia do aniversário de Blumenau, 2 de setembro. Nos meses antecedentes, os integrantes trabalham para cumprir as provas sociais, arrecadando mantimentos e participando de ações de doação de sangue, por exemplo. Como resultado, as toneladas de alimentos, agasalhos, material de construção e demais itens arrecadados são distribuídos para instituições beneficentes da região.

Sobre a AAPPM

Foi fundada em 2005, por pais de portadores de mielomeningocele em Blumenau. O objetivo é orientar os associados sobre a patologia. A Associação busca soluções para o tratamento das crianças, desde o nascimento, objetivando a minimização das sequelas, causadas pela má formação da coluna.

Oferece profissionais como fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e advogado. Além disso, fornece alojamento para as famílias de outros municípios e auxilia na inclusão profissional e social dos portadores. Atualmente, presta atendimento a mais de 60 famílias.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS