terça-feira, 13 abril 2021
Início Economia Prevista a implantação de 13 centros de trabalho e a ampliação das...

Prevista a implantação de 13 centros de trabalho e a ampliação das vagas para os cursos gratuitos

logo pronatec

Estão previstas a implantação de 13 Centros de Trabalho, Emprego e Renda, a ampliação das escolas de Ofícios e mais vagas para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estas ações integram o Pacto pela Proteção Social.

Os Centros de Trabalho, Emprego e Renda funcionarão como postos regionalizados de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e serão instalados nos municípios de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Criciúma, Chapecó, Caçador, Mafra, Balneário Camboriú, Laguna, Tubarão, Concórdia e Rio do Sul. Os recursos previstos são de R$ 8,9 milhões. Nestes locais, será possível buscar vaga de trabalho, seguro-desemprego, cursos de qualificação, orientação profissional e expansão do microcrédito para novos empreendedores.

A qualificação profissional continuará entre as prioridades da pasta. Em 2014, estão previstas inicialmente 62 mil vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil sem Miséria, coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No Estado, a SST coordena a articulação entre os municípios e as instituições que oferecem os cursos de qualificação profissional. Até o final do ano a expectativa é de aumentar para 97 mil vagas e que os 295 municípios façam a adesão ao programa.

Cursos gratuitos

O aumento no número de Escolas de Ofícios, criadas para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional também estão entre as metas da secretaria. Neste ano, foi inaugurada a Escola que fica no Centro Educacional Dom Jaime Câmara, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

No local, foram realizados 23 cursos do Pronatec em seis diferentes áreas: costura, mecânica, padaria, informática, marcenaria e gráfica. No total, 823 alunos divididos em 33 turmas frequentaram as aulas. Para 2014, serão implantadas outras cinco escolas de ofícios em Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Joinville e Chapecó.

O secretário João José Candido da Silva afirma que as ações na área de trabalho, emprego e renda visam oferecer vagas de trabalho e melhorar a qualificação profissional para atender as demandas das empresas catarinenses. “Os centros e as escolas de ofícios serão referência nos locais onde serão implantados, considerando-se as especificidades e as vocações econômicas das regiões, gerando trabalho, renda e inclusão social”, ressalta.

Em Blumenau, o Senai possui Cursos Técnicos 2014 em parceria com o Pronatec para a área industrial, como exemplo:

– Construção civil: Desenhista da Construção Civil, Encanador, Técnico em Edificações
– Mecânico de Motos
– Mecânico de Maq. de Costura
– Costureiro
– Logística
– Modelista de Moda (Estilista)
– Técnico em Mecânica
– Técnico em Eletrônica
– E durante o o ano outros

Procure maiores informações na unidade do SENAI em Blumenau que fica na Rua São Paulo, 1147 (Victor Konder) ou pelo telefone (47) 3321-9601.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS