Previsão indica chuva persistente e mais volumosa em Blumenau

A Defesa Civil alerta sobre a possibilidade de deslizamentos de terra.

A condição de tempo instável vai persistir no início desta semana, com chuva frequente e volumosa sobre a região do Vale do Itajaí devido a atuação de novos sistemas de baixa pressão.

Entre o final da noite deste domingo (7/08/22) e a madrugada de segunda-feira (8), a atuação de um sistema de baixa pressão nos baixos níveis da atmosfera sobre SC mantém a condição de chuva fraca a moderada isolada de forma persistente. Durante o dia de hoje (8), a condição de chuva diminui gradativamente, mas a condição da nebulosidade mais densa ainda permanece sobre a região.

Já entre terça e quarta-feira (9 e 10), ela volta a ganhar intensidade devido ao desenvolvimento de um novo sistema de baixa pressão em superfície entre o litoral do PR e SC, combinado com a atuação de um Vórtice Ciclônico nos médios níveis da atmosfera entre o sul do PR e SC, intensificando o transporte de umidade em direção ao leste de SC.

Esta condição mantém o céu encoberto e chove de forma mais persistente com intensidade entre fraca a moderada. Há risco para chuva intensa em curto período de tempo e, devido a persistência da chuva nos próximos dias, são previstos volumes expressivos de chuva para o Médio Vale do Itajaí.

Em virtude das condições atuais de solo encharcado sobre a região de Blumenau, bem como da previsão de chuva persistente e mais volumosa nos próximos dias, fica aumentado o risco para deslizamentos e possíveis alagamentos sobre o Município.

Este cenário está sendo continuamente monitorado pela Diretoria de Meteorologia – AlertaBlu e novos avisos meteorológicos serão emitidos ao longo dos próximos dias, conforme vão ocorrendo os ajustes da previsão numérica do tempo. É imprescindível o acompanhamento diário das previsões e avisos meteorológicos a fim de alinhamento das informações.

As informações são dos meteorologistas Gabriel Cassol e Tatiane Martins da Defesa Civil de Blumenau.