domingo, 28 novembro 2021
InícioClimaPrevisão do tempo: chuva, frio, neve e sol para Santa Catarina

Previsão do tempo: chuva, frio, neve e sol para Santa Catarina

 

 

Subida da Ponte do Tamarindo, no bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein

 

Uma frente fria que avança por Santa Catarina deixa tempo instável nesta sexta-feira (2/08/19) em Blumenau. Há condição para pancadas de chuva com algumas trovoadas a qualquer momento do dia. No período da noite, enquanto a frente fria se afasta para o mar, uma massa de ar seca e fria de origem polar se aproxima do Estado.

As temperaturas devem baixar essa noite para 11°C, pouco abaixo da mínima registrada às 3h, quando chegou em 16,7°C. Já a máxima fica em torno de 19°C.  A umidade relativa do ar está em 90,9% e o nível do rio Itajaí Açu com apenas 35 cm. Vento de oeste/noroeste passando para sudoeste.

Em Santa Catarina, o tempo também fica encoberto com chuva do oeste ao sul do estado e na Grande Florianópolis. No final da tarde e noite melhora nas regiões do Extremo Oeste e Litoral Sul, próximo ao Rio Grande do Sul. Nas demais, há variação de nuvens com chuva no decorrer do dia, ficando mais encoberto à tarde.

A chuva prevista é pouca significativa (5 a 15 mm) e mal distribuída. A mínima também será no período noturno, por causa da intensa massa de ar polar que irá cobrir os estados gaúcho e catarinense. No decorrer da tarde e noite há indicativo de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul e parte do Meio Oeste, com temperatura próxima e abaixo de 0°C.

O vento intenso e persistente, junto com a temperatura baixa, pode causar geada negra no final do dia em algumas localidades do Oeste ao Planalto. Vento sudoeste a sul, com variações de nordeste pela manhã no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, moderado com rajadas fortes principalmente do Oeste ao Planalto Sul e em todo o Litoral. Uma frente fria passar pelo território catarinense e uma massa de ar polar avança do Rio Grande do Sul.

 

SOL ATÉ TERÇA-FEIRA

 

Sábado (3)

Blumenau – Presença de algumas nuvens entre a madrugada e início da manhã devido a frente fria que ainda se afasta para o mar e tempo firme no decorrer do dia devido ao estabelecimento da massa de ar seco e frio de origem polar. Temperatura baixa ao amanhecer, oscilando entre 7 e 9°C e máxima entre 17 e 19°C com sensação de frio ao longo do dia devido ao vento que sopra de sudoeste.

Santa Catarina – O tempo continua firme, com nevoeiro ao amanhecer e ensolarado na maior parte das regiões, com mais nuvens pela manhã do Planalto ao Litoral e chuva fraca na madrugada no Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura muito baixa devido à intensa massa de ar polar, com condição de neve no Planalto Sul no início da madrugada e com geada ampla nas áreas altas do estado ao amanhecer. A temperatura mínima será de – 7°C em Urupema e – 5°C em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 3 a 6°C. Observação: na maior parte das regiões o frio será mais intenso com registro da temperatura mínima à noite. Vento sudoeste e sul, moderado e persistente com rajadas mais intensas do Oeste ao Planalto Sul e no Litoral. Sistema de alta pressão (massa de ar polar) no Sul do Brasil.

 

Domingo (4)

Blumenau – A massa de ar seco e frio de origem polar mantém o tempo firme, com predomínio de sol e a temperatura baixa ao amanhecer, quando a mínima varia entre 5 e 7°C. À tarde a temperatura varia entre 17 e 19°C com sensação de frio.

Santa Catarina – Mais nuvens com formação de nevoeiros isolados no início do dia, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia tempo firme e ensolarado, com temperaturas baixas em todas as regiões. A massa de ar polar deve causar formação de geada ampla nas áreas altas do estado ao amanhecer. A temperatura mínima fica próxima e abaixo de 0°C em boa parte do Oeste, Meio Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí. A temperatura mínima será de -6°C em Matos Costa, – 9°C em Urupema e – 7°C em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 2 a 6°C. Vento sudeste e sul, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (5)

Blumenau – O sol predomina e a temperatura segue baixa ao amanhecer com mínima entre 6 e 8°C ainda devido a massa de ar frio de origem polar. A temperatura máxima não deve de 20°C.

Santa Catarina – Tempo firme e ensolarado, com algumas nuvens à tarde da Grande Florianópolis ao norte do estado. Temperatura em gradativa elevação, mais altas em relação aos dias anteriores no período da tarde. Amanhecer ainda com temperatura mínima bastante baixa na maior parte do estado, com valores próximos e abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Norte, Planalto Sul e Meio Oeste. Vento sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (6)

Blumenau – O ar frio perde intensidade e a temperatura mínima oscila entre 10 e 12°C. No decorrer do dia, presença do sol em meio a variação de nuvens e máxima em torno de 22°C.

Santa Catarina – Um dia com muito sol no Oeste e Meio Oeste e algumas nuvens nas demais regiões. Pode ocorrer chuva fraca na madrugada da Grande Florianópolis ao norte do estado. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 7 a 16 de agosto de 2019

A maior parte do período será de tempo firme, sol e poucas nuvens. Temperatura em elevação nos dias 7 e 8, mas baixa a partir de 12. Entre os dias 9 e 11, uma frente fria passará por Santa Catarina causando mais nebulosidade e chuva pouco significativa.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS