terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaPrevisão de temporal com trovoadas, descargas elétricas e até rajadas de vento...

Previsão de temporal com trovoadas, descargas elétricas e até rajadas de vento para essa tarde

 

Foto: Marcos Fernandes

 

O avanço de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que se desloca por Santa Catarina atingem a partir da tarde provocando pancadas de chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas. Há risco de temporal de forma isolada com rajadas fortes e momentâneas de vento.

Neste momento (12h17min), a temperatura em Blumenau é de 28,8°C; com previsão de chegar nos 33°C nesta quarta-feira (14/11/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 23°C. O rio Itajaí-Açu está com 78 cm e a umidade relativa do ar em 68,1%. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto, com chuva e temporais localizados no decorrer da manhã do Oeste ao Litoral Sul, nestas regiões a chuva diminui no final do dia. Na tarde e noite, a chuva se estende para as demais regiões. Temperatura elevada, mais alta no Vale do Itajaí e norte do Estado. Vento norte a noroeste, passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas associadas aos temporais. Passagem da frente fria e a partir da tarde uma massa de ar mais seco avança pelas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

 

Quinta-feira (15)

Blumenau – Condição para chuva com menor intensidade na madrugada ainda pela influência da frente fria, no entanto, a medida que esse sistema se afasta para o mar. À tarde o sol aparece entre nuvens e a temperatura máxima oscila entre 27 e 29°C. Temperatura mínima varia entre 20 e 22°C com ventos fracos a moderados de sudoeste passando a leste/sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens na madrugada e manhã, com chuva fraca e isolada na Grande Florianópolis, área leste do Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia presença de sol com algumas nuvens em todas as regiões. Temperatura agradável na maior parte, baixa em relação aos dias anteriores. Vento sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas do Oeste ao Planalto. Massa de ar seco no Sul do Brasil.

 

Sexta-feira (16)

Blumenau – Tempo firme com presença do sol em meio a variação de nuvens em virtude de uma massa de ar seco que atua em Santa Catarina. À noite, ocorre aumento de nuvens devido ao transporte de umidade do mar. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C e máxima entre 29 e 31°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a leste.

Santa Catarina – Nebulosidade no início do dia, com presença de sol no decorrer do período em todas as regiões. Temperatura em elevação, vento nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de leste a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (17)

Blumenau – Maior presença de nuvens pela manhã e à noite devido aos ventos úmidos que sopram do mar e aberturas de sol à tarde.  A temperatura mínima varia entre 17 e 19°C e máximas fica 28 a 30°C.

Santa Catarina – Sol em todas as regiões catarinenses. No Oeste e Meio-Oeste aumento de nuvens com pancadas de chuva bem isolada, com raios. Temperatura em elevação, vento nordeste, variações de noroeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado com intensas rajadas no Litoral Sul.

 

Domingo (18)

Blumenau – Chuva a partir do fim da manhã devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo estado. A temperatura mínima varia entre 17 e 19°C e máximas fica 28 a 30°C.

Santa Catarina – Pancadas de chuva com temporais, melhorando entre a tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões presença de sol, com aumento de nuvens e chuva com temporais isolados a partir da tarde. Temperatura em elevação, vento noroeste, passando a sul devido ao deslocamento de uma frente fria por SC, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de novembro de 2018

De 19 a 24 o tempo permanece firme, com presença de sol e temperatura elevada. A partir do dia 25 a instabilidade retorna, com previsão de chuva em todo o estado devido à passagem de duas frentes frias pelo Estado.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS