Previsão de primavera dentro da normalidade, com mais chuva e calor

Confira os dados divulgados pela equipe do AlertaBlu para Blumenau nesta quarta-feira (22/09).

Foto: Paty W. Ziegler [OBlumenauense]

A Defesa Civil divulgou na manhã desta quarta-feira (22/09/21) os dados climáticos relativos ao inverno e a previsão para o próximo trimestre. Vamos começar pela estação que encerra hoje.

Inverno

O inverno (junho, julho e agosto) em Blumenau é caracterizado por ser o período do ano com os menores volumes de chuva mensais. De acordo com o AlertaBlu, choveu 91 mm em junho, 126 mm em julho e 95 mm em agosto. A estação também registra as menores temperaturas médias, por isso é comum a entrada de massas de ar frio de origem polar trazendo sensação de frio acentuado durante alguns dias.

Em 2021, o Pacífico Equatorial esteve sob condição de neutralidade climática e, além disso, outros módulos de variabilidade climática não favoreceram a vinda de umidade, deixando a chuva abaixo da média. No mês de junho até choveu um pouco, com 130,5 mm, no entanto em julho e agosto, os volumes ficaram abaixo dos 50 mm.

As temperaturas ficaram um pouco abaixo do normal durante todo trimestre de inverno, com entradas frequentes de massas de ar frio, principalmente entre junho e julho. A menor temperatura registrada foi de 4,2°C no dia 30 de julho.

Figura 01: Acumulados médios de chuva no trimestre de inverno (junho, junho e agosto) da rede pluviométrica do AlertaBlu/PMB.

Previsão para a primavera em Blumenau

A primavera astronômica inicia oficialmente às 16h21 deste dia 22 de setembro. O trimestre (setembro/outubro/novembro) é caracterizado pelo aumento nos volumes de chuva (em relação ao inverno) e por temperaturas médias mais altas.

A chuva, que antes vinha com a passagem de sistemas meteorológicos, agora passa a ocorrer também em função do calor e alta umidade. Por isso aumenta a condição para temporais isolados, com rajadas momentâneas de vento forte, chuva intensa em curto período de tempo, além de descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Outras características da estação é a alta incidência de dias com céu nublado ou encoberto, chuva fraca e isolada. É comum também a baixa amplitude térmica (variação entre as temperaturas mínima e máxima) diária devido a atuação mais constante da circulação marítima. Mesmo que na estação o calor se faça mais presente, ainda podem ocorrer dias com temperaturas baixas.

O que esperar da primavera de 2021?

A previsão climática indica que o início da estação será marcado pela condição de neutralidade climática. Modelos climáticos e os principais órgãos meteorológicos responsáveis pela observação do Pacífico Equatorial, indicam alta possibilidade de transição para fenômeno La Niña ao longo da estação até sua efetiva configuração no verão 2021/2022.

A tendência é de um trimestre marcado por chuva irregular e mal distribuída. Em outubro, é possível que aumente a umidade, por isso deve ser o mês com melhor condição para chuva. Já em novembro, a tendência é de que chuva fique abaixo da média e apresente distribuição irregular.

As temperaturas devem ficar dentro da normalidade durante a estação. Em alguns dias elas podem ficar amenas e com baixa amplitude térmica associadas a circulação marítima. Os dias com calor estão associadas ao transporte de ar quente do vento noroeste. Como já observado em primaveras anteriores, não se descartam onda de calor mais intenso, quando a temperatura pode chegar ou até mesmo ultrapassar os 35°C.

Os dados foram elaborados pelos meteorologias Allef Matos, Gabriel Cassol e Tatiane Martins, todos da Defesa Civil de Blumenau.