Previsão de maré alta e alagamentos em SC entre quinta (31/12) e sábado (2/01)

Fenômeno será provocado pela combinação da influência da lua cheia (maré de sizígia) e vento do quadrante sul. As ondas podem chegar a 3 metros.

Avenida Beira Rio, em Itajaí

Entre quinta-feira (31/12) e sábado (02/01) há risco de alagamentos, e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias, devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pela combinação da influência da lua cheia (maré de sizígia), vento do quadrante sul e, no sábado, com agitação marítima entre 2,5 e 3,0m.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

As informações foram elaboradas pelo oceanólogo Argeu Vanz e pela meteorologista Marilene de Lima, ambos da Epagri. Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1, em litoral on line e maregrama no site do Ciram: