quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioClimaPrevisão de mais uma semana quente e com temporais em Blumenau

Previsão de mais uma semana quente e com temporais em Blumenau

 

 

Para quem  não gosta do verão fervente de Blumenau, uma notícia ruim: assim como a semana passada, essa dever novamente quente e com temporais. Neste domingo  (16/12/18) por exemplo, o sol predomina entre nuvens e a temperatura máxima pode chegar a 36°C. Agora (12h51min) faz  30,7°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 22,6°C. O rio Itajaí-Açu está com 2 m e a umidade relativa do ar em 59,4%.

No final do dia, há condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas devido a áreas de instabilidade formadas pela atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera e intensificadas pelo aquecimento superficial. Não se descarta o risco para temporais isolados. Ventos fracos de nordeste/leste.

Santa Catarina – Pela manhã, mais nuvens do Planalto ao Litoral, mas o sol predomina em toda as regiões. No decorrer da tarde, ocorrem pancadas de chuva com raios especialmente do Planalto ao Litoral. Persiste o risco de temporais localizados com ventania e granizo, associados à chuva na tarde e noite. A temperatura fica elevada e acima dos 30°C com sensação de ar abafado. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas as pancadas de chuva. Sistema cavado sobre o Sul do Brasil e há previsão da passagem de uma frente fria em alto mar.

 

Segunda-feira (17)

Blumenau – A semana inicia sem alterações nas condições do tempo. Entre a manhã e a tarde, o sol aparece entre nuvens, favorecendo a rápida elevação da temperatura e garantindo mais uma tarde com sensação de abafamento. No fim do dia, pancadas de chuva, trovoadas e condição para temporais isolados, com descargas elétricas e chuva intensa de curta duração em virtude da propagação de um cavado sobre Santa Catarina. Mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 35 e 37°C. Ventos fracos de noroeste, passando a nordeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde do Oeste ao Vale do Itajaí. No decorrer da noite, a chuva ocorre nas demais regiões. Permanece o risco de temporais localizados. Temperatura elevada e acima dos 30°C com sensação de ar abafado. Vento nordeste/norte, variando para sudeste na terça e quarta, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde devido a pancadas de chuva. Cavado sobre o Sul do Brasil associado a um sistema de baixa pressão no Paraguai.

 

Terça-feira (18)

Blumenau – Presença de sol com variação de nebulosidade e sensação de abafamento. Entre o final da tarde e a noite, pancadas de chuva e trovoadas devido a áreas de instabilidade formadas pela atuação de um cavado em níveis baixos da atmosfera e intensificadas pelo calor. Há risco de temporais isolados. Mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 36 e 38°C. Ventos de noroeste, passando a sudeste com fraca intensidade.

Santa Catarina – O sol aparece mas com o aumento de nuvens, podem ocorrer pancadas de chuva com raios a partir da tarde desde o Oeste ao Vale do Itajaí. Durante a noite, chove nas outras regiões e há o risco de temporais localizados. O calor permanece, com previsão de temperaturas acima dos 30°C com sensação de ar abafado. O vento sopra no sentido sudeste, com intensidade variando de fraco a moderado, com rajadas a partir da tarde devido a pancadas de chuva. Cavado sobre o Sul do Brasil associado a um sistema de baixa pressão no Paraguai.

 

Quarta-feira (19)

Blumenau – O cavado que atua em níveis baixos da atmosfera e o aquecimento superficial (calor) continuam contribuindo para a formação de áreas de instabilidade. No final do dia, previsão de pancadas de chuva, trovoadas e risco de temporais isolados. A temperatura permanece elevada e a sensação térmica é de abafamento, com máxima que variam entre 34 e 36°C durante as tarde.

Santa Catarina – Clima parecido com os últimos dois dias, quando há sol e aumento de nuvens. Não se descartam pancadas de chuva com raios a partir da tarde, do Oeste ao Vale do Itajaí. A chuva vem nas outras regiões durante a noite, com risco de temporais localizados. Previsão de temperaturas acima dos 30°C com sensação de abafamento. O vento sopra no sentido sudeste, com intensidade variando de fraco a moderado, com rajadas a partir da tarde devido a pancadas de chuva. Cavado sobre o Sul do Brasil associado a um sistema de baixa pressão no Paraguai.

 

Quinta-feira (20)

Blumenau – Formação de áreas de instabilidade ainda causadas pelo cavado que atua em níveis baixos da atmosfera e o aquecimento superficial (calor). Temperatura com máximas variando entre 34 e 36°C durante a tarde e sensação de abafamento. Previsão de pancadas de chuva, trovoadas e risco de temporais isolados para o fim do dia.

Santa Catarina – Pancadas de chuva com raios na madrugada e a partir da tarde em todas as regiões. Persiste o risco de temporais localizados. Temperatura elevada e acima dos 30°C com sensação de ar abafado. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde devido a pancadas de chuva.

 

Tendência para SC, entre 21 a 30 de dezembro de 2018

Período com previsão de chuva frequente no Estado, concentradas especialmente no período da tarde e noite, e por vezes na madrugada, característica de verão especialmente entre os dias 21 e 26. Nos dias seguintes, a chuva dá uma pequena trégua. A temperatura ameniza um pouco e, nos dias com predomínio de sol, chega supera os 30°C à tarde, na maioria das regiões.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS