sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioClimaPrevisão de chuva para o dia 2 de setembro, aniversário de Blumenau

Previsão de chuva para o dia 2 de setembro, aniversário de Blumenau

Foto: Júlio Pollhein

 

Ainda bem que previsão nunca é certeza, por isso todos torcemos para que a chuva prevista para o estado no domingo (2/09/18) não venha e que saia aquele solzão. Muitas escolas se prepararam o ano todo para o tradicional desfile na Rua 15 de Novembro, no Centro. Mas segundo o Epagri / Ciram, o tempo deve ficar encoberto, com chuva e raios, em todas as regiões de Santa Catarina.

Mas vamos ao que está previsto nesta quinta-feira (30/08/18) para Blumenau. A nebulosidade desta manhã foi aos poucos diminuindo e o ar seco ganha intensidade, quando o sol passa a predominar. A temperatura deve aumentar rapidamente e à tarde vai fazer calor, com máxima em torno dos 27°C. Os ventos sopram com fraca intensidade de noroeste, passando a sudeste ao final do dia.

Neste momento (11h24min), a temperatura  é de 23,6°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 17,5°C. O rio Itajaí-Açu está com 44 cm e a umidade relativa do ar em 62,6%.

Santa Catarina – Sol em todas as regiões, com períodos de mais nuvens no norte do Estado. Temperatura bem elevada, com máximas acima de 30°C no oeste e sul, vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas. Sistema de alta pressão com centro no oceano influencia SC. Nova frente fria em formação entre Uruguai e Rio Grande do Sul.

 

Sexta-feira (31)

Blumenau – O dia inicia com tempo seco e temperatura mínima entre 15 e 17°C. Entre a manhã e a tarde, o sol predomina entre poucas nuvens, favorecendo a elevação da temperatura e garantindo mais uma tarde com sensação de calor, já que a máxima varia entre 29 e 31°C. No fim do dia, a passagem de uma fraca frente fria pela costa de SC associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente, provoca aumento da nebulosidade e traz condição para pancadas isoladas de chuva à noite. Ventos de noroeste, passando a sudeste/leste a partir da tarde.

Santa Catarina – Aumento de nuvens em todas as regiões. Do Oeste ao Sul, pancadas de chuva com raios a partir da tarde, estendendo-se às demais regiões a partir da noite. O forte calor torna bem favorável a condição de temporal, com intensas rajadas de vento e granizo isolado, principalmente do Oeste ao Sul. Temperatura mais elevada no norte do estado. O vento sopra na direção de norte a noroeste, moderado, com intensas rajadas. Uma frente fria avança para o estado.

 

Sábado (1º de setembro)

Blumenau – A frente fria se afasta em direção ao oceano, porém o cavado em níveis baixos da atmosfera continua influenciando as condições do tempo em Blumenau. Desta forma, o dia segue com tempo instável e períodos de melhoria se alternam com chuva isolada a qualquer momento. A partir da tarde a chuva ganha um pouco de intensidade e vem acompanhada de algumas trovoadas. A grande cobertura de nuvens dificulta a variação da temperatura. No inicio da manhã, mínima entre 17 e 19°C e à tarde a máxima varia entre 20 e 22°C. Ventos fracos de noroeste

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva e raios em todas as regiões, devido à permanência de baixas pressões. Condição favorável para elevados totais de chuva no sul. A temperatura diminui devido à cobertura de nuvens. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas principalmente no sul e litoral, devido à intensificação de um ciclone na costa.

 

Domingo (2)

Blumenau – O aprofundamento do cavado resulta na formação de um centro de baixa pressão entre o RS e SC que acaba mantendo o tempo instável. Ao longo do dia, céu nublado e períodos de melhoria se alternam com chuva isolada a qualquer momento. Mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 19 e 21°C.

Santa Catarina – A previsão no estado para o aniversário de Blumenau, é de tempo encoberto com chuva e raios em todas as regiões do estado. O clima é causado pela permanência de baixas pressões. No Sul, há condição favorável para que a chuva seja ainda mais forte. A temperatura diminui devido à cobertura de nuvens. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas principalmente no sul e litoral, devido à intensificação de um ciclone na costa.

 

Segunda-feira (3)

Blumenau – O dia começa com tempo instável e chuva fraca e isolada, mas depois as instabilidades se afastam e a condição para chuva diminui. A temperatura fica mais baixa em relação aos dias anteriores, com mínima entre 13 e 15°C e máxima entre 19 e 21°C.

Santa Catarina – Tempo encoberto no oeste, enquanto nas demais regiões, terá chuva de menor intensidade, melhorando no decorrer do dia, com o afastamento da baixa pressão para o mar. A temperatura baixa por causa do avanço de uma nova massa de ar frio para o sul do Brasil. Vento sul a sudeste, fraco a moderado com intensas rajadas, principalmente no litoral, devido ao ciclone extratropical na costa.

 

Tendência para SC, entre 4 a 13 de setembro de 2018

Período marcado por predomínio de sol, tempo seco e temperatura mais elevada, com poucas chances de chuva. Temperatura mais baixa somente no início do período, entre 04 e 05/09, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS