terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaPrevisão de chuva frequente e mal distribuída em Santa Catarina até quinta-feira

Previsão de chuva frequente e mal distribuída em Santa Catarina até quinta-feira

Foto: Marcos Fernandes

 

Neste momento (11h15min) a temperatura em Blumenau é de 24,5°C; com previsão de não passar dos 29°C nesta terça-feira (15/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 16,5°C. O rio Itajaí está com 69 cm e a umidade relativa do ar em 57,1%.

O resfriamento noturno associado à calmaria dos ventos na madrugada e a alta umidade do ar favoreceram a formação de névoa ao amanhecer, no entanto, ainda pela manhã a nebulosidade se dissipa e o sol aparece com poucas nuvens. No fim do dia, o avanço de uma frente fria pela costa de SC associada a um cavado no continente ocasiona aumento de nuvens bem como favorece a condição para pancadas de chuva isoladas. Temperatura máxima entre 27 e 29°C e ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – No Extremo Oeste e Oeste muitas nuvens com chuva e raios no decorrer do dia, principalmente em municípios próximos ao RS. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul sol, com mais nuvens e chuva a partir da tarde. No Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte sol com pancadas de chuva à noite. A chuva será ocasional e mal distribuída em SC, um pouco mais significativa no Extremo Oeste. Temperatura elevada e vento nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas. Uma frente fria se desloca pelo litoral do Rio Grande do Sul para o Sul do Estado.

 

Quarta-feira (16)

Blumenau – A frente fria no mar e o cavado no continente mantém o tempo instável, com chuva de forma ocasional por instantes, de intensidade moderada e associada a trovoadas. Temperatura mínima entre 20 e 22°C e a máxima se eleva apesar da instabilidade devido a rápidas aberturas de sol e varia entre 25 e 27°C. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva na maior parte do dia, no Litoral Norte e Planalto Norte. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul céu encoberto, com muitas nuvens e chuva por alguns momentos especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o tempo melhora à noite. Temperatura com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva, declinando no final do dia com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio). Vento noroeste virando para sul e sudeste, fraco a moderado. Frente fria se deslocando pelo litoral de SC e avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (17)

Blumenau – A aproximação de uma massa de ar frio que avança em superfície provoca queda de temperatura na quinta-feira, no entanto, um novo cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis mais altos deixa o céu encoberto e condição para chuva a qualquer momento, especialmente entre a tarde e à noite quando ocorre com maior intensidade do que nos demais períodos. Temperatura mínima entre 16 e 18°C e a máxima varia entre 19 e 21°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Sol com muitas nuvens em todo o Estado. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva do Extremo Oeste ao Planalto, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no Paraguai e RS. Temperatura em elevação no Oeste e amena no Litoral. Vento sul e sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (18)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão que se forma no Paraguai provoca pancadas de chuva a partir da tarde, a chuva se estende até a madrugada de sábado. A temperatura mínima varia entre 17 e 19°C e a máximas de 23 a 25°C.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva bem distribuída e valores mais significativos em todas as regiões, principalmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone no litoral de SC e RS. Há risco de temporais isolados. Temperatura em elevação, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (19)

Blumenau – Pancadas de chuva na madrugada, que diminuem no decorrer do dia, a medida que o sistema de baixa pressão se afasta para o mar. A temperatura mínima varia entre 17 e 19°C e a máximas de 23 a 25°C.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva principalmente da grande Florianópolis ao norte do estado. O tempo melhora no decorrer da tarde em todas as regiões com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai. Temperatura em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite. Vento sudoeste e sul, moderado a forte com rajadas mais intensas no final do dia.

 

Tendência para SC, entre 20 a 29 de maio de 2018

No dia 20, um ciclone extratropical (intenso sistema de baixa pressão) em frente à costa catarinense e do RS mantém ventos muito fortes, especialmente no Litoral e favorece o transporte de umidade. O avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e RS mantem a temperatura baixa e, com a umidade mais elevada traz condição de neve para as áreas altas do Planalto Sul de SC (acompanhe a previsão de tempo nos próximos dias!!). Nos dias seguintes, o tempo segue firme, com sol e umidade relativa do ar baixa (seco) na maior parte do dia, e com temperatura baixa na madrugada favorecendo a formação de geada nas áreas altas nos dias 21, 22 e 23. Entre os dias 28 e 29/05 a chuva retorna, com volumes pouco significativos, ao Oeste e Meio Oeste.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS