quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioClimaPrevisão de chuva forte e frio com geada para os próximos dias

Previsão de chuva forte e frio com geada para os próximos dias

nuvens e chuvaA onda de calor está com os dias contados. O clima abafado tem sido reclamação frequente de muitos catarinenses nas últimas semanas, em especial os de Blumenau.

As mudanças na temperatura começam nesta segunda-feira (25/4/16). Estão previstas pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Sul do Estado, chegando às demais regiões entre a tarde e noite. Há risco de temporal com chuva forte, rajadas fortes de vento e granizo isolado.

Na terça-feira (26) a chuva fica de moderada a forte na maioria das regiões. No fim do dia o tempo melhora a partir do Oeste, com o avanço de uma intensa massa de ar frio e seca, de origem polar, que irá provocar um declínio acentuado na temperatura.

A quarta-feira (27) deve iniciar com temperatura baixa em todo o Estado. Tem até previsão de geada nas áreas altas, onde a temperatura pode ficar próxima de 0°C ou negativa.

Defesa Civil SC faz as seguintes recomendações para essas situações:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Fonte: Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS