quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioClimaPrevisão de chuva e temperatura um pouco mais amenas até domingo (17/02)...

Previsão de chuva e temperatura um pouco mais amenas até domingo (17/02) em Blumenau

 

 

Foto: Marcos Fernandes

 

O deslocamento de um sistema de alta pressão no mar favorece o transporte de umidade em direção ao continente provocando aumento da cobertura de nuvens, bem como favorecendo a condição para chuvisco fraco e isolado entre a tarde e a noite. A temperatura máxima deve oscilar entre 27 e 29°C em Blumenau nesta quarta-feira (13/02/19).

Neste momento (12h55min), faz 25,8°C com sensação térmica de 26,5°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 21,2°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,26 m e a umidade relativa do ar em 51,5%. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Mais nuvens e chuviscos isolados pela manhã do Planalto ao Litoral. À noite essa condição persiste no Litoral Norte, associada a circulação marítima. No decorrer do dia, sol na maioria das regiões do Estado. Temperatura amena em relação aos dias anteriores, vento sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado. Sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (14)

Blumenau – Presença de muitas nuvens e condição para chuva fraca a partir da tarde devido a circulação marítima que ganha intensidade. Temperatura mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 27 e 29°C. Ventos fracos a moderados de leste.

Santa Catarina – Sol entre nuvens, com chuva fraca no início e fim do dia no Litoral Norte. A partir da tarde pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Litoral Sul. Temperatura em elevação, mais amena na madrugada. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. Sistema de alta pressão no Sul do Brasil. No decorrer do dia, um cavado influencia o Oeste e Sul.

 

Sexta-feira (15)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão que se forma entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina avança pelo estado provocando pancadas de chuva com algumas trovoadas a partir da tarde, se estendendo até a noite. Temperatura mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 28 e 30°C. Ventos fracos a moderados de leste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva em Salnta, mais intensa com acumulado de 50 a 80 mm e pontuais em torno de 100 mm no Planalto Sul, Litoral e Vale do Itajaí, devido a um sistema de baixa pressão. Temperatura amena, influenciados pela nebulosidade e chuva. Vento nordeste a leste/sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado (16)

Blumenau – O sistema de baixa pressão provoca chuva com intensidade moderada na madrugada. À medida que esse sistema se afasta para o litoral paulista a condição para chuva diminui de forma gradual, no entanto, persiste de forma fraca e isolada no restante do dia. A temperatura mínima varia entre 20 e 22°C enquanto a máxima fica de 24 a 26°C.

Santa Catarina – Chuva no Litoral e Vale do Itajaí, mais intensa na madrugada, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia com o deslocamento da baixa pressão para o oceano. No Planalto Sul e Norte, variação de nuvens e chuva em alguns momentos. No Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Temperatura em elevação, mais amena na faixa leste do Estado. Vento leste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (17)

Blumenau – O sistema de baixa pressão mantém o tempo instável e com chuva fraca especialmente entre a madrugada e manhã, diminuindo no decorrer do dia. A temperatura mínima varia entre 20 e 22°C enquanto a máxima fica de 24 a 26°C.

Santa Catarina – No Litoral e Vale do Itajaí, mais nuvens e chuva fraca na madrugada e manhã, diminuindo com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.
Temperatura: em elevação. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 18 e 27 de fevereiro de 2019

Boa parte do período deve ser marcado por característica de verão, com presença de sol entre nuvens, temperatura elevada e pancadas de chuva passageiras e mal distribuídas no Estado. A chuva deve ocorrer com maior frequência no Litoral.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS