terça-feira, 28 setembro 2021
InícioClima Previsão de chuva com 35mm para o Vale do Itajaí no...

Previsão de chuva com 35mm para o Vale do Itajaí no final de semana

chuva-mapa-11-6-14

A Epagri/Ciram emitiu um aviso meteorológico para Santa Catarina. De acordo com o trabalho dos meteorologistas há previsão de chuva à partir de sexta-feira (13). A previsão aponta a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul que avança para Santa Catarina. De acordo com o Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, a precipitação pode ser registrada com maior intensidade sobre o Estado Gaúcho. “Ao se aproximar de Santa Catarina, a frente fria perde força, o que não vai evitar chuva em várias regiões, mas com volume menor que lá”. Disse.

Os primeiro modelos analisados apontam chuvas no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul pela madrugada/manhã de sexta (13). As demais regiões devem receber a influência à partir da noite. Segundo a Epagri/Ciram, órgão oficial do Estado que trabalha com previsão do tempo, a previsão é de cerca de 50 mm no Planalto e Litoral Sul, 35 mm no Oeste e Meio Oeste, 20 mm na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e 15 mm no Planalto e Litoral Norte.

No sábado, a previsão é de algo em torno de 50 mm no Oeste, Meio Oeste e no Planalto e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto e Litoral Norte a previsão é de volumes em torno de 25 a 35 mm. O tempo tende a melhorar a partir de sábado (14).

No modelo (mapa acima), é possível entender como será a intensidade da chuva no Estado Catarinense, e, que ainda está em fase de monitoramento. A coloração rosada é onde se concentra a previsão de maior volume de chuva. O modelo apresentado é a previsão do acumulado para as 96 horas. No entanto, o cenário deve alterar conforme a frente fria se aproxima do centro do Estado. Este é apenas um modelo analisado. Além disso, outras ferramentas auxiliam para elaboração de uma previsão do tempo mais precisa.

O aviso emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina é uma maneira de deixar a população atenta a qualquer ocorrência climática, já que pode agravar as inundações no Planalto Norte e provocar inundações no Vale do Itajaí e Bacia do Rio Canoas. Caso se confirme haverá risco de deslizamentos especialmente do Planalto e Litoral Norte ao Vale do Itajaí devido aos elevados acumulados de chuvas que ocorreram nos últimos dias.

ESTADO DE ALERTA:

Níveis dos Rios no Planalto Norte estão em cotas de emergência e continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas desde o domingo (08).

via Defesa Civil de SC

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS