domingo, 28 novembro 2021
InícioClimaPrevisão climática para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2014

Previsão climática para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2014

Para o trimestre outubro, novembro e dezembro a previsão é de chuva próxima a acima da média climatológica em SC, especialmente no Oeste. No Litoral Sul a chuva tende a ficar próxima da média, lembrando que os valores esperados são menores em relação ao restante do Estado. A primavera é conhecida pelo aumento de eventos de temporais com ventania e granizo no estado, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, resultando em totais de chuva superiores à média climática mensal, o que, dependendo da vulnerabilidade da região, pode colocar a mesma em estado de atenção e/ou alerta.

Climatologia:

Outubro é um dos meses mais chuvosos do ano no Estado, com valores médios esperados entre 200 e 280 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral, a média mensal varia de 140 a 200 mm.

Em novembro a chuva diminui em relação a outubro e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Na segunda quinzena deste mês inicia o processo convectivo, que favorece as pancadas de chuva passageiras entre a tarde e noite.

Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200 m no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados a passagens de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

As temperaturas devem manter a tendência do inverno, acima do esperado no trimestre, ressaltando que a partir de novembro as temperaturas altas ocorrem com maior frequência e por dias consecutivos. Apesar da previsão de temperatura mais elevada, massas de ar frio de fraca intensidade ainda ocasionam temperaturas mais baixas, especialmente no período noturno, com formação de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul, em outubro e primeira quinzena de novembro.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de agosto e em setembro a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, permaneceu com valores acima da média climatológica em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, como mostra as Figuras 1 e 2. Esse aquecimento continua indicando a evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) entre o fim da primavera e o verão, o que pode provocar aumento da chuva em SC. Segundo as últimas previsões a chance do El Niño se configurar está em torno de 60% a 65% e a intensidade deverá ser fraca.

 

anomalia-temperatura-Agosto2014
Figura 1 – Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em agosto de 2014.

 

anomalia-temperatura-14-20-Set2014jpg
Figura2 – Anomalia deTSMdaúltimasemananooceanoPacífico,entre14 e20/09/2014.

Boletim: Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa (Meteorologistas) | Dados via previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AGF, ALERTABLU e RBS.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS