domingo, 16 janeiro 2022
InícioClimaPrevisão aponta possibilidade do fenômeno El Niño ocorrer durante o verão

Previsão aponta possibilidade do fenômeno El Niño ocorrer durante o verão

 

Tatiane Martins, meteorologista do AlertaBlu, divulgou nesta terça-feira (9/10/18), a previsão climática para este mês de outubro em Blumenau. Mas também alertou através de gráficos sobre as anomalias de temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico.

A região equatorial indica o aquecimento da temperatura da superfície do mar. A área abrange desde a região das Filipinas até a costa oeste da América do Sul, sinalizando para a instalação do fenômeno El Niño durante o próximo verão.

Entre os efeitos conhecidos do fenômeno, estão a intensificação da seca no nordeste brasileiro, aumento do índice de chuvas na costa oeste da América do Sul e das tempestades tropicais na região central do Oceano Pacífico.

 

Figura 01: Anomalia de Temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial | Fonte: CPTEC / INPE

 

Deve chover em torno de 136 mm no mês de outubro

A climatologia do mês de outubro indica que deve chover em média 136 mm em Blumenau. Sistemas de baixa pressão, frentes frias, áreas de instabilidade associadas à convecção e a circulação marítima são os principais fenômenos meteorológicos responsáveis pela chuva durante o mês.

As mais recentes atualizações dos modelos climáticos indicam que a chuva ficará em torno a ligeiramente acima da média em outubro, como pode ser observado na Figura 02. Não há indicativos de períodos secos prolongados.

A chuva deve ser irregular em diferentes regiões da cidade. Vale ressaltar que ela pode se manifestar de forma mais  intensa em um curto período de tempo, a qualquer época do ano.

 

Figura 02: Prognóstico da anomalia de Precipitação Acumulada (mm) para outubro de 2018. Fonte: CPPMet/UFPel

 

 

As temperaturas tendem a ficar próximo a acima da média durante o mês de outubro, como se observa na Figura 03. Durante as madrugadas e amanhecer, há condição para formação de nevoeiros devido a combinação de resfriamento norturno, ventos fracos e altos índices de umidade do ar.

 

Figura 03: Prognóstico da anomalia de Temperatura do ar para outubro de 2018, (a) mínima e (b) máxima. Fonte: CPPMet/UFPel

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS