domingo, 5 dezembro 2021
InícioClimaPrevisão alerta que até quinta (5) devem ocorrer mais pancadas de chuvas...

Previsão alerta que até quinta (5) devem ocorrer mais pancadas de chuvas e trovoadas

Imagem aérea do Parque Municipal São Francisco de Assis, com o Centro de Blumenau no fundo | Foto: Polícia Militar Ambiental

 

Neste momento (10h45min) a temperatura em Blumenau é de 25°C; com previsão de chegar aos 31°C na tarde deste domingo (1º/04/18) de Páscoa. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 21,9°C. O rio Itajaí está com 2 m e a umidade relativa do ar em 81%.

Um sistema de baixa pressão se forma no RS direcionando boa parte da instabilidade naquele estado. Ocorrem algumas aberturas de sol devido aos ventos de noroeste impostos pela baixa pressão e carregam ar quente do interior do continente. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade associadas ao sistema e potencializadas pelo calor atingem o município provocando pancadas de chuva com trovoadas. Não se descarta a ocorrência de temporal de forma isolada e chuva intensa em curto período de tempo.

Santa Catarina – Sol entre nuvens pela manhã com chuviscos isolados do Planalto ao Litoral. No período da tarde e noite, ocorrem pancadas fortes de chuva e descarga elétrica. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. Cavado sobre o Sul do Brasil e formação de um sistema de baixa pressão no oceano no Litoral de SC e RS.

Até quinta-feira (5), a previsão alerta que todas as tardes, podem ocorrer pancadas de chuva e temporais.

 

Segunda-feira (2 de abril)

Blumenau – As áreas de instabilidade associadas ao sistema de baixa pressão se afastam para o mar permitindo aberturas de sol, que elevam a temperatura à tarde, com máxima entre 30 e 32ºC. No fim do dia, áreas de instabilidade formadas pelo calor e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera provocam pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal de forma isolada. A temperatura mínima varia entre 20 e 22ºC e ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens ao longo do dia em todas as regiões. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de baixa pressão no oceano no Litoral de SC e RS.

 

Terça-feira (3)

Blumenau – Um novo sistema de baixa pressão se forma no Paraguai e avança por SC favorecendo a condição para pancadas de chuva a partir da tarde. A temperatura mínima varia entre 18 e 20ºC e máxima entre 28 e 30ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – O sol novamente aparece, com aumento de nuvens ao longo do dia em todas as regiões. No período da tarde e noite, ocorrem pancadas fortes de chuva e descarga elétrica no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura diminui um pouco em relação aos outros dias, vento sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quarta-feira (4)

Blumenau – O canal de umidade da Amazônia permanece direcionado ao Paraguai auxiliando na formação de sistemas de baixa pressão. Tanto na quarta-feira como na quinta-feira, o deslocamento de umidade do mar, associado aos sistemas de baixa pressão no continente favorecem a condição para pancadas de chuva a partir das tardes. As temperaturas mínimas oscilam entre 18 e 20ºC e máximas entre 26 e 28ºC.

Santa Catarina – Sol entre nuvens pela manhã, A partir da tarde, do Planalto ao Litoral, previsão de pancadas de chuva com trovoadas. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quinta-feira (5)

Blumenau – O deslocamento de umidade do mar, associado aos sistemas de baixa pressão no continente favorecem a condição para pancadas de chuva a partir das tardes. A temperatura mínima fica próxima dos 18ºC e a máxima nos 28ºC.

Santa Catarina – Sol entre nuvens pela manhã, A partir da tarde, no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, previsão de pancadas de chuva com trovoadas. Nas demais regiões, chuva na madrugada e a partir da tarde. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 6 a 15 de abril de 2018

Tempo instável com chuva nos dias 6 e 7 de abril, devido à passagem de uma frente fria passa pelo Estado. Nos dias seguintes tempo firme com maiores períodos de sol devido a sistemas de alta pressão (ar seco e frio) no Sul do Brasil. Temperatura diminui um pouco a partir do dia 7 , principalmente no Planalto Sul e áreas altas do Meio Oeste de SC.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS