terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioClimaPresença e variação de nebulosidade, com algumas aberturas de sol nesta terça...

Presença e variação de nebulosidade, com algumas aberturas de sol nesta terça (14)

Foto: Soni Robinson Witte | OBlumenauense

 

Neste momento (11h48min), a temperatura em Blumenau é de 19,7°C; com previsão de não passar dos 22°C nesta terça-feira (14/08/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 15,8°C. O rio Itajaí-Açu está com 7 cm e a umidade relativa do ar em 54,6%.

Um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios da atmosfera juntamente do deslocamento de umidade do mar para o continente deixam o tempo instável. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade, com algumas aberturas de sol. Há condição para chuvisco isolado ao final do dia. Mínima entre 15 e 17°C. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, temperatura em elevação, com máximas em torno de 26°C em grande parte das regiões. Vento noroeste virando para sudoeste/sul no final do dia, moderado com rajadas. Frente fria com passagem rápida pelo litoral Sul do Brasil, seguida de uma massa de ar frio.

 

Quarta-feira (15)

Blumenau – A circulação marítima e cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera deixam o tempo instável. No decorrer do dia o céu fica nublado, com algumas aberturas de sol e há condição para chuvisco isolado à noite. Mínima entre 13 e 15°C e máxima entre 20 e 22°C à tarde. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens no estado, com períodos de céu encoberto principalmente na região norte. Maiores chances de aberturas de sol nas demais regiões. Nevoeiros ao amanhecer, temperatura baixa, sem muita variação entre a mínima e a máxima, devido à cobertura de nuvens. Vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Uma massa de ar frio no sul do Brasil, com centro no Uruguai. Cavado em níveis superiores da atmosfera influenciando o clima no estado.

 

Quinta-feira (16)

Blumenau – O posicionamento do sistema de alta pressão, a leste da Região Sul, favorece o transporte de umidade do mar para o Vale do Itajaí e, juntamente de perturbações em níveis mais altos da atmosfera, mantêm o tempo instável. No decorrer do dia, o céu fica nublado, com poucas e curtas aberturas de sol. Há condição para chuvisco isolado nos extremos do dia. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 19 e 21°C. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto, com diminuição da nebulosidade e presença de sol no decorrer do dia. Nevoeiros ao amanhecer. Temperatura em ligeira elevação no oeste. Vento sudeste a nordeste no interior, e de sul a sudeste no litoral, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (17)

Blumenau – A circulação marítima mantém o tempo instável, deixando o céu muito nublado e com condição para chuva fraca, especialmente durante a madrugada e, posteriormente, no fim do dia. Por conta da grande cobertura de nuvens a temperatura pouco varia, com mínima entre 15 e 17°C e máxima entre 18 e 20°C. Os ventos úmidos que sopram do mar para o Vale do Itajaí mantém o tempo instável no sábado. Em Blumenau, presença e variação de nebulosidade, com poucos e curtos períodos de abertura de sol. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 20 e 22°C.

Santa Catarina – Sol com poucas nuvens e nevoeiros ao amanhecer. Temperatura mínima em declínio, principalmente nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada no Planalto Sul. Vento nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (18)

Blumenau – Os ventos úmidos que sopram do mar para o Vale do Itajaí mantém o tempo instável no sábado. Presença e variação de nebulosidade, com poucos e curtos períodos de abertura de sol. A temperatura mínima ficará entre 16°C e 18°C enquanto a máxima oscila dos 20°C aos 22°C.

Santa Catarina – No amanhecer terá presença de nevoeiros, mas depois o sol aparece e a quantidade de nuvens reduz. O frio aumenta, principalmente nas áreas mais altas do estado, com condição de geada no Planalto Sul. Vento nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de agosto de 2018

Entre os dias 19 e 21, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva mal distribuída pelo estado. Não há indicativo de chuva significativa, portanto permanece a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado. As temperaturas ficam mais elevadas no período, em relação à primeira quinzena de agosto.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS