domingo, 5 dezembro 2021
InícioClimaPresença de muitas nuvens, aberturas de sol e calor de 33°C em...

Presença de muitas nuvens, aberturas de sol e calor de 33°C em Blumenau

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), no centro histórico de Blumenau | Foto: Júlio Pollhein

 

Neste momento (10h29min), a temperatura em Blumenau é de 28,8°C; com previsão de não passar dos 33°C nesta domingo (30/12/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 24,4°C. O rio Itajaí-Açu está com 65 cm e a umidade relativa do ar em 69,8%.

O deslocamento de umidade do mar em direção ao continente favorece a presença de muitas nuvens, com aberturas de sol pela manhã e início da tarde. Não se descarta a ocorrência de chuva isolada no decorrer da tarde. Vento fraco de noroeste, passando a nordeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva e raios entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados, principalmente do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí. Temperatura alta, acima de 30°C na maior parte de Santa Catarina. Vento nordeste com variações de sudeste do Oeste ao Planalto e nordeste a leste no litoral, fraco a moderado com rajadas mais intensas associadas aos temporais. Sistema de alta pressão com centro no oceano, baixa pressão no Paraguai e uma frente fria no sul do Rio Grande do Sul.

 

Segunda-feira (31)

Blumenau – O sistema de alta pressão (massa de ar seco) deixa o tempo estável, com presença do sol e variação de nuvens no decorrer da segunda-feira. Temperatura mínima entre 23 e 25°C e máxima entre 33 e 35°C no período da tarde. Vento fraco de noroeste, passando a nordeste.

Santa Catarina – Sol e calor com pancadas rápidas e isoladas de chuva e raios entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados. Temperatura alta, acima de 30°C na maior parte das regiões. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas associadas aos temporais. Sistema de alta pressão com centro no oceano e baixa pressão no Paraguai.

 

Terça-feira (1º de janeiro)

Blumenau – O posicionamento do sistema de alta pressão no mar contribui para o transporte de umidade para o continente, provocando aumento da cobertura de nuvens e favorecendo a ocorrência de chuvisco fraco e isolado à noite. A temperatura mínima varia entre 23 e 25°C e máxima entre 31 e 33°C. Vento fraco de noroeste, passando a nordeste.

Santa Catarina – O tempo continua com muito sol e calor. Entre a tarde e noite, novamente há risco de temporais localizados, com pancadas rápidas e isoladas de chuva, além de raios. Temperatura acima de 30°C na maior parte das regiões. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas associadas aos temporais. Sistema de alta pressão com Centro no oceano e baixa pressão no Paraguai.

 

Quarta-feira (2)

Blumenau – A massa de ar seco ganha intensidade deixando o tempo firme em Blumenau com predomínio de sol. A temperatura mínima varia entre 22 e 24°C e a máxima de 33 a 35°C.

Santa Catarina – A condição do tempo permanece a mesma, com sol e calor, depois entre a tarde e noite temporais localizados. Eles devem trazer pancadas rápidas e isoladas de chuva, além de raios. O calor acima de 30°C permanece na maior parte das regiões, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas associadas aos temporais. O sistema de alta pressão com centro no oceano e baixa pressão no Paraguai influencia o tempo no Estado.

 

Quinta-feira (3)

Blumenau – Sol, calor e pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal no fim do dia devido ao avanço de uma frente fria pelo Estado. A temperatura mínima varia entre 22 e 24°C e a máxima de 36 e 38°C.

Santa Catarina – Aquele sol e calor traz de novo a alegria para quem está no Litoral. Mas entre a tarde e noite, pode ocorrer o tradicional temporal com pancadas rápidas e isoladas de chuva, acompanhados de raios. A temperatura alta deve ficar acima de 30°C na maior parte do Estado. O vento sopra do nordeste, de fraco a moderado, com rajadas mais intensas associadas aos temporais. O sistema de alta pressão com centro no oceano e baixa pressão no Paraguai ainda devem influenciar o clima catarinense.

 

Tendência para SC, entre 4 e 14 de janeiro de 2019

Permanece a condição de sol com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite, típicas de verão. Aumenta o risco de temporais e chuva um pouco mais volumosa, devido à passagem de frentes frias pelo litoral catarinense, nos dias 4 e 5 de janeiro. A temperatura permanece alta com sensação de ar abafado.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS