sábado, 29 janeiro 2022
InícioGeralPrêmio Profissional Destaque de Enfermagem em SC é entregue a profissionais do...

Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em SC é entregue a profissionais do HSI

Premiados-enfermagem_HSI_19-5-16

 

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) homenageou na noite de quinta (19/5/16), em Florianópolis, 40 profissionais da enfermagem com o Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em Santa Catarina 2016. A solenidade fez parte da Semana Brasileira de Enfermagem.

Segundo o Coren/SC, o prêmio foi lançado em comemoração aos 40 anos do Conselho, para reconhecer os profissionais de destaque no desempenho da profissão nas dimensões ética, técnica, política, social, científica, cultural e humana.

Três profissionais foram indicados para representar o Hospital Santa Isabel. A irmã e enfermeira Analuzia Schmitz; a auxiliar de enfermagem Joraci Fátima de Freitas; e o técnico de enfermagem Sidnei de Souza; ambos acompanhados de familiares e amigos.

Sidnei lembra que há 26 anos atrás conheceu Irmã Laurinda que o contratou, vendo nele um jovem com vontade de fazer a diferença, empolgado com o primeiro emprego. Ele começou a trabalhar em 1990, no Centro Cirúrgico fazendo serviços de maqueiro e office boy interno. Conta ele que a Irmã viu que ele gostava da enfermagem e começou a ensina-lo, incentivando-o assim a fazer outros cursos na área. Fez curso de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e instrumentador cirúrgico, uma profissão que é apaixonado até hoje.

A Auxiliar de Enfermagem Joraci Fátima, ou simplesmente Jura, como gosta de ser chamada tem 32 anos de prática dedicada a enfermagem, e está no HSI há quatro. Ficou muito emocionada quando ouviu da coordenadora do Serviço de Emergência que havia sido escolhida: “Ela falou que gostava do meu trabalho, amei, quase não acreditei porque tem outras pessoas com mais tempo do que eu no hospital”.

Jura conta que trabalhava em outra cidade na área de pediatria e maternidade, mas que começou no Hospital Santa Isabel direto no Serviço de Emergência e que ama esta área, ama o que faz. Segundo ela, tem que ter pique, muita paciência, calma, saber ouvir mais do que falar e continuar todos os dias fazendo o melhor que pode. Fica feliz quando escuta da boca de outras pessoas: “Faça como a Jura, ouça!”

Os últimos homenageados da noite foram os enfermeiros e para falar da Irmã Analuzia, seriam necessários mais páginas. Foram 50 anos de vida religiosa dedicados à comunidade, 25 deles dentro do Hospital Santa Isabel, 10 anos à frente da Direção de Enfermagem e outros 15 anos como Diretora Geral. Irmã Analuzia sempre esteve envolvida em causas voltadas a ajudar o Hospital e consequentemente a todos que dependem dele.

Nos 40 anos do Coren de SC, com homenagens feitas às pioneiras do Conselho Regional de Enfermagem, a categoria provou estar envolvida com a defesa e valorização da profissão na sociedade. Ir além do que é exigido inclui desprendimento, quando provam a si mesmos que a arte de cuidar de outro ser humano é o que os motiva e fortalece.

Com informações de Leticia Venera.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS