terça-feira, 19 outubro 2021
InícioGeralPrefeitura procura veículos para prestar serviço de transporte de passageiros

Prefeitura procura veículos para prestar serviço de transporte de passageiros

Foto: Marlise Cardoso Jensen | Entrevista e texto: Claus Jensen

Com a quebra do contrato da prefeitura de Blumenau com o Consórcio Siga, os cidadãos ficarão sem transporte público durante uma semana. Por isso foi tomada uma ação emergencial, buscando contratar empresas interessadas e habilitadas para prestar o serviço de transporte de passageiros em caráter emergencial na cidade.

Para saber mais detalhes sobre o cadastramento de quem queira prestar o serviço, conversamos com Lairto Leite, Diretor de Transportes de Blumenau.

Lairto Leite, Diretor de Transportes de Blumenau | Foto: Marlise Cardoso Jensen

OBlumenauense: Como a diretoria de transportes vê o rompimento da concessão do transporte público pelas empresas do Consórcio Siga?

Lairto Leite: Em primeiro lugar quero parabenizar ao prefeito e também o diretor do Seterb pela iniciativa que tinha que acontecer. Não dava mais para suportar. A população terá alguns percalços para enfrentar nessa semana sem transporte coletivo, mas pelo menos existe uma perspectiva de melhoria. Até então, era uma situação de instabilidade, que acreditamos será sanada com essa nova empresa que irá operar em Blumenau.

O Consórcio Siga deixou muito a desejar, motivos suficientes para caducar o contrato. Nos últimos tempos, muitos passageiros do transporte coletivo deixaram de usar o serviço, porque não tinha confiabilidade no sistema. O prefeito e a diretoria do SETERB nos determinou reaver esses passageiros, que já tinham migrado para outro modal de transporte.

OBlumenauense: Como as empresas que lidam com transporte de passageiros, devem proceder para poderem prestar seus serviços durante esse período sem transporte coletivo?

Lairto Leite: As empresas que já prestam serviços, como vans de transporte escolar ou fretamento legalizado, podem procurar o SETERB (localizado na Rodoviária) a partir de hoje. Uma equipe foi destinada para atender quem queira oferecer qualquer serviço de transporte de passageiros.

O veículo deve estar cadastrado no SETERB, em ótimas condições de uso e vistoriado pelos órgãos competentes, tanto em nível nacional quanto estadual. Caso não esteja, na segunda-feira (25/01/16) faremos uma vistoria rápida e se estiver dentro das condições necessárias, poderá rodar.

Por uma questão de segurança, não podemos colocar qualquer um com ônibus velho para transportar pessoas. Os interessados podem nos procurar ainda hoje pelo (47) 9604-7899 ou a partir de segunda-feira no telefone 3381-7011. Se alguém quiser enviar e-mail, pode ser ao lairtoleite@seterb.sc.gov.br.

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS