domingo, 24 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Prefeitura pode tomar novas medidas se casos de Covid-19 continuarem a aumentar
- Propaganda -

Prefeitura pode tomar novas medidas se casos de Covid-19 continuarem a aumentar

15:19

 

 

 

 

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) disse que o aumento de casos positivos de Covid-19, atualmente em 1.530, e a taxa de ocupação dos leitos de UTI de 48,8%, mostra que a população precisa tomar cuidados maiores. O comentário foi feito durante a live com o boletim diário desta segunda-feira (22/06/20) que informava sobre o avanço da doença na cidade.

Uma espectadora escreveu “Ontem o (parque) Ramiro estava lotado e várias pessoas estavam sem máscaras (de proteção)”. Hildebrandt reforçou quantas vezes ele e o secretário da Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, já insistiram sobre a necessidade de fazer o uso dela e da forma correta.

A taxa de ocupação de UTIs, ainda com certa folga, tem aumentado inclusive depois de receber pacientes do litoral. “Em todas as lives venho comentando sobre o relaxamento geral dos blumenauenses em relação a importância de tomar os cuidados necessários porque acham que tudo está resolvido. Nós tínhamos a impressão que a população teria um entendimento mais proativo no enfrentamento do coronavírus na cidade, o que não está acontecendo. Se os números continuarem subindo, teremos que tomar algumas medidas“, disse Krambeck, sem adiantar quais seriam.

 

Foto: Júlio Pollhein

 

Diferente de outras cidades, em Blumenau não há punições pelo não uso das máscaras, como por exemplo multas. As medidas restritivas também não foram além das previstas nos decretos estaduais. “Estamos fazendo uma avaliação com a equipe da saúde, e se não houver um controle desse processo, poderemos em breve tomar medidas que não são do nosso agrado”, chamou a atenção o prefeito.

Ao comentar sobre o fato de muitas pessoas insistirem que o coronavírus não mata ou não faz mal, Hildebrandt pediu para que elas observassem o que está acontecendo em Itajaí onde 27 pessoas já perderam a vida contaminadas com a Covid-19. Em Blumenau já foram registrados seis óbitos. O prefeito está ciente sobre as outras doenças e lembrou que havia seis pacientes em UTIs por causa de acidentes. Basta que todos colaborem para não faltarem leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19.

 

Foto: Wellington Civiero Ferreira

 

Quanto a liberação do transporte coletivo municipal que completou uma semana, a situação tem sido acompanhada pelo prefeito que demonstrou estar satisfeito, apesar dos pequenos ajustes. “Se todo usuário compreender que precisa manter o distanciamento dentro do ônibus, estar atento ao embarque e desembarque, não fechar a janela, usar máscara, além de álcool em gel, vai funcionar tudo bem. Nós entendemos que a atividade econômica é necessária, mas ela não pode sobrepor a vida em Blumenau”, disse o prefeito.

Hildebrandt destacou a aglomeração e o grande movimento nos bares e restaurantes em Balneário Camboriú neste fim de semana. “Infelizmente muitos blumenauenses vão para lá e acabam frequentando as lanchonetes, restaurantes e festas. Isso pode resultar na importação de mais vírus para Blumenau, em especial os jovens, que se contaminam e depois transmitem. Não estou proibindo ninguém de sair de casa para desenvolver alguma atividade ou visitar algum familiar, mas só quando for necessário”, finaliza.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS