quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioClimaPrefeitura mobiliza 300 pessoas no Simulado de Deslizamento

Prefeitura mobiliza 300 pessoas no Simulado de Deslizamento

Um treinamento integrado entre poder público e sociedade para o enfrentamento de desastres

Texto: Joni César  | Fotos: Jadir de Amorim

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal e comunidade, realizou na manhã de sábado, dia 4, um Simulado de Deslizamento na rua Araranguá, no bairro Ribeirão Fresco, uma das localidades da cidade com grande número de ocorrências de deslizamento de terra.

Este intenso treinamento mobilizou cerca de 300 pessoas, incluindo 45 famílias, e tem como objetivo preparar o poder público e a sociedade para enfrentar de forma conjunta, segura e organizada eventuais deslizamentos na região.

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_01

“Esta ação integrada demonstra a importância do engajamento de todos no enfrentamento de desastres. Uma sociedade preparada conhece os riscos, sabe como reagir e evita perdas”, destaca o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe.

As atividades de simulação iniciaram às 5h30, quando a equipe de profissionais do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu) enviou por SMS um alerta de risco de deslizamentos às famílias voluntárias. A partir desta etapa inicial, às 6h30, três veículos da Defesa Civil percorreram as ruas da localidade soando o alarme para o deslocamento das famílias ao abrigo localizado na Capela Santa Luzia.

Para organizar a ação, simulando uma situação real de deslizamento na região, a Defesa Civil fez o cadastro de todas as famílias que chegaram ao abrigo e a Secretaria de Desenvolvimento Social forneceu os suprimentos necessários, como alimentos, colchões e demais itens para assegurar a integridade física e psicológica das pessoas que estavam passando pela situação de desastre natural simulado.

Nas ruas, moradores observavam a passagem da Guarda de Trânsito, orientando o fluxo de veículos com a sinalização das vias e trechos mais críticos para o desenvolvimento das atividades, além de veículos da Defesa Civil, que percorriam as ruas próximas à Capela Santa Luzia, checando os locais da região com maior vulnerabilidade de deslizamentos.

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_13

Além do cadastro das famílias para o controle do simulado de deslizamento e de outros moradores que tiveram a iniciativa, a Prefeitura também montou uma estrutura para a promoção de palestras à comunidade. Participação de diversos setores municipais, incluindo o AlertaBlu e o setor de Geologia, que destacou à comunidade, a situação geográfica da região. Paralelamente às ações, a Defesa Civil reuniu os integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) para viabilização dos trabalhos de simulacão.

Salvamento

O destaque especial se deu por conta da força tarefa montada pela guarnição do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, incluindo os setores ligados ao atendimento emergencial, para o salvamento de duas vítimas de soterramento e outra (um boneco) falecida em função do desastre. Às 9h30, os trabalhos começaram com a localização das vítimas, com a ajuda de um cão farejador e a retirada da primeira vítima dos escombros. Com a equipe do Samu, a socorrida foi levada rapidamente para o ponto mais alto da região, e transportada de helicóptero para o Hospital Santa Isabel.

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_10

 

A segunda vítima também foi retirada do deslizamento, sendo levada pela ambulância do Samu ao Hospital de Campanha montado na localidade especialmente para o apoio e atendimento emergencial às pessoas vítimas de desastres. A terceira vítima (boneco) foi encontrada sem vida e encaminhada ao IML.

Adão Valentin Franco, de 50 anos, disse que já assistiu de perto o trabalho das equipes de profissionais do Corpo de Bombeiro em 2008 e 2010, quando desastres assolaram o município. “Esse é o tipo de trabalho que me orgulha. Sou natural de Chapecó e vejo que Blumenau precisa deste tipo de atividade. Acredito que é a melhor maneira de as pessoas tomarem consciência do fato e também prestarem ajuda nos salvamentos”, diz Adão.

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_12

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_11

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_14

Além da comunidade local, o simulado de deslizamento contou com a presença de um representante da Defesa Civil de Ilhota, além do diretor de Prevenção da Secretaria de Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza. Entre as secretarias estratégicas envolvidas no evento, a equipe do Bem Estar Animal trouxe uma novidade junto ao abrigo: um espaço destinado para o atendimento e acolhimento dos animais da região. Foram feitos dois atendimentos veterinários no local, além de 11 em domicílios. Além disso, o Bem Estar Animal participou com um estrutura completa, com o fornecimento de alimentos e um espaço para manter os animais protegidos, incluindo os materiais próprios para o atendimento emergencial nos casos de tratamentos. “É a primeira vez que vejo em uma situação de deslizamento o planejamento de um local para abrigar os animais”, disse Fabiano de Souza.

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_07

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_06

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_08

Atividades

O Simulado de Deslizamento com a comunidade da rua Araranguá neste sábado pela manhã foi a primeira etapa de um trabalho global que a Prefeitura promove na cidade até sexta-feira, dia 10. Diversas atividades serão desenvolvidas na Semana Municipal de Defesa Civil. Como no simulado, entidades do município, incluindo a participação do Jeep Clube de Blumenau, vão nortear os trabalhos nos próximos dias no município.

Simulacao_defesa-civil_4-7-15_04

As atividades da Semana Municipal de Defesa Civil vão se concentrar em frente à Prefeitura. Uma ampla estrutura será montada no local para trazer à comunidade os trabalhos da Defesa Civil e de outros setores, como o Alertablu, a Geologia e demais segmentos que fazem parte dos serviços de prevenção à desastres. Destaque especial para o lançamento do aplicativo para celulares “AlertaBlu”, que vai permitir a população receber informações sobre a situação do tempo e o nível do Rio Itajaí-Açu de forma comoda e rápida. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 6, às 9h, no salão nobre da Prefeitura.

via SECOM/Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS