terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioGeralPrefeitura lança edital para estudar o impacto do alargamento da praia do...

Prefeitura lança edital para estudar o impacto do alargamento da praia do Gravatá

O ato foi realizado nesta segunda-feira (20/12) na semana marcada pela chegada oficial do Verão.

A Prefeitura de Navegantes deu o primeiro passo para estudar a viabilidade do alargamento da faixa de areia na Praia do Gravatá. Foi lançado nesta segunda-feira (20/12/21), o edital para contratar uma empresa que realize os estudos de impacto e o processo de licenciamento ambiental para a obra.

O trecho que fica no final da praia foi reduzido após o mar invadir boa parte da faixa de areia e chegou afetar a rua. Na época, foi necessária a colocação de pedras para impedir que avançasse com o natural aumentos das marés.

“Hoje não temos uma faixa praial e nem uma vegetação de restinga que protegem e garantem o equilíbrio ecológico da faixa costeira. O resgate deste contexto ambiental para a recuperação da Praia do Gravatá, somado as Praias: de Meia Praia, Centro e Pontal que são extremamente conservadas no aspecto de restinga – vão elevar a cidade de Navegantes por ter Praias diferenciadas em relação ao litoral,” disse o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica sobre a importância destes estudos e faz uma observação sobre o contexto ambiental da Praia do Gravatá

O prefeito Liba Fronza, relembra que são aproximadamente 30 anos que a Praia do Gravatá sofre com a degradação ambiental. “A assinatura deste edital representa um momento histórico para Navegantes. Vamos focar na viabilização desta obra para a recuperação deste trecho há tanto tempo degradado. Com certeza – será um avanço muito significativo. Ao minimizar a erosão costeira, revitalizamos a orla e ampliamos a oferta de lazer, fortalecendo o turismo e a economia de Navegantes,” finaliza o prefeito.

A inspiração provavelmente veio da recém ampliação da praia em Balneário Camboriú, que triplica a população na temporada de verão. A praia de Gravatá cada dia fica mais valorizada, trazendo a cada ano novos moradores do Vale do Itajaí que escolhem o município depois de se aposentarem.

No dia 21 de dezembro, inicia oficialmente a estação do Verão no Brasil.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS