Prefeitura lança atividade de Equoterapia no Programa Paradesporto

 

Por  Aline Franzoi Santos Fleith, com fotos de Michele Lamin, ambas da PMB

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançou nesta terça-feira (12/9/17), a décima modalidade do Programa Paradesporto Escolar: a Equoterapia. A solenidade ocorreu no local em que serão realizadas as aulas, no bairro Itoupava Central, e contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, além de outras autoridades municipais, bem como de alunos e familiares.

 

 

“Agora se torna real o sonho de tantos anos e nos primeiros momentos já se percebe o tanto de vida que esse trabalho vai gerar. É um grande ganho para Blumenau e mais uma vez nossa cidade será exemplo para outras”, destacou o prefeito. Segundo a secretária Patrícia Lueders, a equoterapia terá três professoras contratadas pelo município. “Somos a primeira Secretaria de Educação do país a custear essa modalidade para a comunidade”, afirmou.

A modalidade, considerada pré-desportiva, iniciará as atividades com 20 vagas – dez para alunos já inscritos no Paradesporto Escolar e Adulto e outras dez para novos alunos. As inscrições estão abertas até o dia 20 deste mês e as vagas são voltadas para pessoas com deficiência física leve a moderada, com funções cognitivas preservadas e que consigam ter um mínimo de autonomia no cavalo. Todos os praticantes terão que apresentar parecer médico e passar por avaliação específica da equipe multidisciplinar. Os interessados devem procurar a Semed, pelo telefone 3381-7035, em horário comercial.

 

 

Considerada um método terapêutico e educacional, a equoterapia proporciona, por meio do contato com cavalos, a melhora do equilíbrio, força muscular e coordenação motora de crianças e jovens. Além disso, a atividade proporciona autoconfiança, autoestima e força de vontade, pois faz com que pessoas com dificuldades de gerar movimentos por conta própria desenvolvam um mecanismo de resposta aos movimentos estimulados pelo animal.

A ação conta também com o apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).

Novo polo

Nesta quarta-feira (12), mais uma ampliação do Programa Paradesporto será apresentada à comunidade. É o 60º polo, que será implantado na Vila Itoupava. O lançamento ocorrerá às 10h, na Intendência do bairro, localizada na Rua Henrique Conrad, 268.

O novo polo atenderá a 30 alunos, com aulas todos os dias da semana no contraturno escolar. Serão oferecidas as modalidades de tênis de mesa, atletismo e bocha paralímpica e a Semed disponibilizará também transporte aos participantes. As aulas ocorrerão na Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. Ambos os eventos fazem parte da programação comemorativa do aniversário de Blumenau.