A partir da próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, a Prefeitura de Blumenau passa a emitir seus próprios boletins de previsão do tempo para a cidade. Eles serão elaborados por uma equipe composta por meteorologistas e técnicos em meteorologia da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão. A novidade faz parte do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alerta Blu), que tem como objetivo prever, monitorar e alertar a comunidade sobre condições meteorológicas que possam causar transtornos e prejuízos ao município.
Inicialmente, os boletins serão realizados uma vez ao dia. Posteriormente, a expectativa é emiti-los duas vezes ao dia. Segundo a meteorologista responsável, Francine Gomes Sacco, a ideia é divulgar um no início da manhã e outro no final da tarde. Neles a população vai encontrar a previsão detalhada para as próximas 24h, divididas por períodos: manhã, tarde, noite e madrugada. Com informações sobre a condição do tempo, como, por exemplo, se é de sol ou chuva, bem como sobre a condição do céu e do vento e a temperatura. Além disso, haverá uma descrição das condições meteorológicas para os próximos cinco dias.
Os boletins serão produzidos com base em imagens de satélite, nos dados das estações pluviométricas instaladas em diversos pontos da cidade e também da estação meteorológica, que está sendo instalada hoje, sexta-feira, no Parque Ramiro Ruediger. Diferente das estações pluviométricas que apresentam os índices de precipitação da chuva, a estação meteorológica trará informações como temperatura, pressão, direção e intensidade do vento e ainda a umidade relativa do ar.
Trabalho de prevenção
Francine explica que com esta novidade o município poderá desenvolver um trabalho melhor diante de situações de risco. Isso porque, através de um modelo numérico de previsão do tempo específico para Blumenau, será possível acompanhar a condição do tempo por regiões da cidade e, assim, em casos de catástrofes, como deslizamentos, a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão poderá atuar de forma mais rápida e eficaz, trabalhando direto no foco da ocorrência. “Mais do que monitorar a situação, nós poderemos prever com antecedência as ocorrências e entrar em alerta por regiões”, afirma a meteorologista.
Além disso, a equipe vai elaborar um boletim com a previsão do tempo para um período de 15 dias. Ele será muito importante para auxiliar o Poder Público e os blumenauenses dando um panorama da situação climática da cidade, prevendo principalmente situações de chuva. Todas estas informações, boletins de previsão do tempo, situações por região, e outras informações referentes ao clima, futuramente estarão disponíveis em um site próprio do Alerta Blu.
Estações pluviométricas
Ao todo, o município contará com 17 estações pluviométricas instaladas em diversas regiões da cidade. Até o momento, 14 delas já estão implantadas e, em situações de teste, já estãoenviando as informações via rádio para uma central temporária. O sistema Alertablu será uma rede de comunicação integrada no município, funcionando em tempo real, através de uma central permanente instalada na Prefeitura com profissionais qualificados para a prevenção e manutenção em casos de desastres.
via PMB | Texto: Talita Catie