Prefeitura faz balanço positivo sobre as chuvas das últimas semanas

 

Por Felipe Elias [PMB]

Nas últimas duas semanas Blumenau foi atingida por sucessivas chuvas que causaram enchentes, alagamentos, deslizamentos e obstruções de vias. Os dados pluviométricos colhidos apresentam situação incomum para essa época do ano. Em maio, choveu 288 mm, e nos primeiros dias de junho, 94 mm, índices que ultrapassam as médias históricas dos meses, com 104 mm e 91 mm, respectivamente.

Nesse período, a Secretaria de Defesa do Cidadão registrou um total de 366 ocorrências, das quais 243 relatos de escorregamentos de terra. Apesar dos elevados números, os planos de prevenção e resposta da Defesa Civil, com o auxílio dos profissionais do AlertaBlu e do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), evitaram que houvesse vítimas.

Nesta quinta-feira, dia 8, as nove pessoas que estavam abrigadas na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, retornaram às suas residências com o apoio das equipes da Prefeitura. Com isso, o local pôde ser desativado.

Para o prefeito Napoleão Bernardes, a cidade comprovou estar preparada para atuar em situações atípicas. “Temos grandes especialistas na área e todo aparato necessário para superar esses episódios e garantir proteção à população, que sempre será a nossa prioridade número um. A Defesa Civil seguirá à disposição de todos. Não posso deixar de agradecer ao AlertaBlu e ao Ceops pelas informações exatas”.

Após o surgimento de inúmeros boatos e notícias equivocadas, o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, pede para que as pessoas utilizem os canais do município como fonte de informação. “Conseguimos transmitir as informações com precisão e transparência. O cidadão deve continuar acreditando nos meios oficiais de comunicação, como o site do AlertaBlu, o portal e as redes sociais da Prefeitura”.

Nos próximos três dias, a previsão para Blumenau é de tempo estável, mas com queda de temperatura. Portanto, o nível do Rio Itajaí-Açu deve seguir em queda, voltando ao patamar de segurança.

Simulado de Deslizamento

Nesta sexta-feira (9), a Defesa Civil vistoriou uma área no bairro Fortaleza Alta onde realizará em 8 de julho um simulado de deslizamento, que integrará a programação do Julho Laranja – Mês de Prevenção a Desastres. A ação reunirá as equipes do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) e moradores do Loteamento Santa Rita e Rua Fritz Georg, tendo como objetivo orientar a comunidade local sobre os procedimentos e atitudes que devem ser adotados em situações de desastres naturais. Além disso, o exercício servirá também para validar o novo Plano de Contingência para movimentos de massa, elaborado no âmbito do Projeto Gides.