Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Prefeitura estabelece que só uma pessoa por família poderá entrar nos supermercados de Blumenau

 

 

 

Foto: Freepik

 

Na coletiva de imprensa realizada na noite desta quinta-feira (21/05/20), o prefeito Mário Hildebrandt informou que a Vigilância em Saúde estabeleceu uma nota técnica para padronizar os serviços de alimentação, o comércio e a indústria de alimentos. O objetivo é reforçar o cumprimento de regras e diretrizes de funcionamento, relacionadas à prevenção do contágio da Covid-19.

A Nota Técnica Especial nº 001/2020/ VISA/SEMUS da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) terá todas as orientações que devem ser seguidas pelos estabelecimentos. Entre algumas restrições estão a limitação de entrada de apenas 50% da capacidade de público no estabelecimento; o uso de máscaras por funcionários; distanciamento mínimo; disponibilização de álcool 70% e a higienização constante da estrutura física e de máquinas de cartão e cardápios, por exemplo.

Para os clientes, algumas das regulamentações se referem à higienização das mãos com álcool 70% antes de entrar no estabelecimento; evitar conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos e produtos. A portaria entra em vigor a partir da data de publicação.

Uma delas, em especial, chamou a atenção e se refere aos supermercados. Ela estabelece que apenas um integrante da família poderá entrar no supermercado, ou seja, não adianta ir o casal. O Secretário da Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, disse que podem existir exceções, mas ainda não explicou em quais situações se aplicam.

Ele entende que a abertura do comércio é necessária, mas acha que a população tem afrouxado as medidas de prevenção contra o Coronavírus enquanto frequentam estes estabelecimentos, o que pode aumentar a transmissão e os casos positivos em Blumenau.

“Nesse momento, é nosso dever como poder público orientar, mas também criar regras em prol da saúde de todos. Para isso precisamos da colaboração da comunidade. No supermercado você deve ir para comprar suas necessidades do dia a dia  e voltar para casa. Não é para passear!”, destacou Krambeck. Ele deixou claro que haverá um controle para evitar que famílias entrem nos estabelecimentos.

A regra municipal foi definida depois de uma reunião com representantes com varejistas e as observações dos fiscais. Estes últimos comentaram que muitas regras não estão sendo seguidas tanto por estabelecimentos quanto pelos clientes. A portaria reúne normas estaduais e federais, com orientações a clientes e comerciantes, que passaram a não ser mais apenas orientadas, mas também cobradas pelos fiscais em visitas a estabelecimentos.

“Nesse momento não dá mais para ir ao supermercado com a esposa e as filhas. Eu sei que é ruim, mas nós precisamos diminuir a propagação do vírus.  De preferência, deixem as crianças em casa, porque é um momento de proteção para todos nós”, comentou Hildebrandt.

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top