segunda-feira, 18 outubro 2021
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Prefeitura emite nota sobre a situação das vacinas após a queda de energia elétrica

O problema aconteceu na rede de frio da Diretoria de Vigilância em Saúde da Semus, localizada no bairro Itoupava Seca, onde ficam armazenadas as vacinas contra a Covid-19 e outras patologias, além de soros.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) e da Comissão Municipal de Imunização, informa que avalia as causas e impactos da falha elétrica ocorrida na madrugada desta quinta-feira (30/09/21), e que atingiu a rede de frio da Diretoria de Vigilância em Saúde da Semus, localizada na Rua Engenheiro Paul Werner, onde ficam armazenadas as vacinas contra a Covid-19 e outras patologias, além de soros.

De acordo com levantamento preliminar, um curto-circuito em um dos disjuntores do sistema de elétrico do prédio, onde está localizada a rede de frio, apresentou falha, causando queda no abastecimento de energia. Com isso, um gerador equipado para substituir a energia fornecida pela Celesc para manter armazenadas, em temperatura adequada as vacinas recebidas, deveria ter entrado em funcionamento, mas, por motivos ainda em investigação, a ativação não ocorreu. Com o problema, cerca de 48 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, além de cerca de 25,7 mil vacinas e soros para outras patologias, dentre elas febre amarela e tríplice viral, serão avaliadas para detectar se houve qualquer comprometimento na eficácia.

Vigilância Epidemiológica de Blumenau. Rua Engº Paul Werner, 120, bairro Itoupava Seca | Imagem: Google Maps (Street View) Agosto 2017

Diante disso, a Vigilância Epidemiológica procedeu a notificação da Secretaria de Estado de Saúde acerca do ocorrido, solicitou análise do estoque que estava armazenado e aguarda a resposta para definir se as doses ainda possuem condições de serem aplicadas. Com isso, será possível definir a extensão dos prejuízos e os impactos no cronograma de vacinação.

Conforme protocolo estabelecido no início da campanha de vacinação, a segurança das vacinas conta com permanente acompanhamento para identificação de falhas. Entre as normativas, está a designação de servidores públicos, que se mantém em regime de sobreaviso e que tem como principal função acompanhar e evitar ocorrências que possam comprometer os lotes de vacina. Desta forma, todas as alterações no sistema são comunicadas ao servidor de sobreaviso, por meio de um dispositivo de envio de mensagens. Este servidor, por sua vez, providencia o reparo por conta própria ou solicita auxílio de equipes externas, o que não aconteceu na última madrugada, impedindo a resolução da falha, com a realocação das vacinas para outras câmaras frias.

Após tomarem ciência do problema no início da manhã, o secretário Municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, e a coordenadora da Comissão Municipal de Imunização e vice-prefeita, Maria Regina Soar, determinaram a imediata manutenção do sistema e o levantamento das causas do problema, incluindo o motivo do não acionamento do gerador instalado para garantir a manutenção do fornecimento de energia para a rede de frio.

Em paralelo, Winnetou Krambeck solicitou à Vigilância em Saúde do município o envio de relatório à Procuradoria Geral do Município para a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor que cumpria o sobreaviso. O secretário também determinou a elaboração de um laudo técnico para apurar com exatidão o que ocasionou a falha do sistema de suporte de fornecimento de energia das câmaras frias.

A Prefeitura de Blumenau disse que trabalha para que não haja prejuízos à vacinação conforme preconiza o Plano Nacional de Imunização.

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