sábado, 18 setembro 2021
InícioGeralPrefeitura e Semudes inauguram Cozinha Comunitária

Prefeitura e Semudes inauguram Cozinha Comunitária

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

Solenidade marcada para 9h30 desta quarta-feira dá fim a uma espera de cerca de cinco anos.

Nesta quarta-feira, 14 de maio, a Prefeitura Municipal de Blumenau através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) vai inaugurar a Cozinha Comunitária. O equipamento de segurança alimentar e nutricional, assim como o Banco de Alimentos inaugurado na última segunda-feira, 12, será voltado principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A solenidade de inauguração está marcada para as 9h30, na rua Professor Jacob Ineichen, no bairro Itoupava Central, na própria cozinha, que fica anexa a Estratégia Saúde da Família (ESF) Armando Odebrecht.

A Cozinha Comunitária é um projeto pioneiro no município. As obras já haviam começado há cinco anos, mas ficaram paradas porque a construtora que ganhou a licitação abandonou os trabalhos. No local, refeições serão servidas diariamente a um público que, além de vulnerabilidade social, apresente insegurança alimentar, como no caso de crianças subnutridas, idosos, diabéticos e hipertensos. Além disso, o objetivo da prefeitura é tornar a cozinha um lugar de socialização, ampliando as oportunidades para quem precisa de atenção especial.

As refeições serão servidas a pessoas que serão, primeiramente, avaliadas por um parecer técnico da equipe da cozinha. Elas serão selecionadas através de encaminhamento dos agentes de saúde do município ou dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região. Entretanto, as ações voltadas à formação e qualificação do Direito Humano e da Alimentação Saudável (DHAA) serão abertas a toda a comunidade. Cursos de aproveitamento de alimentos e recuperação de hábitos alimentares saudáveis, organização de hortas urbanas e demais serviços de informações e orientações nutricionais também serão disponibilizados.

Um dos grandes diferenciais do local é que ele será conduzido através de gestão compartilhada com a comunidade, por meio do Conselho Gestor da Cozinha Comunitária da Itoupavazinha. O equipamento, somado ao Banco de Alimentos de Blumenau, é mais um importante passo que Blumenau dá para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

via PMB | Texto: Andressa Scaburri

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS