quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioClimaPrefeitura decreta situação de emergência localizada na região da Velha Grande

Prefeitura decreta situação de emergência localizada na região da Velha Grande

Rua Gervásio João de Sena, bairro Velha Grande | Foto: Marcos Fernandes

 

Por Julimar Pivatto e Aline Frazoi Santos Fleith [PMB]

A Prefeitura de Blumenau vai decretar situação de emergência localizada na região da Velha Grande. As chuvas que caíram na noite deste domingo (5/03/17), geraram mais de 20 ocorrências e as mais graves foram de deslizamento. Em três horas foram registrados 138,2 mm de chuva – a média história do mês de março é de 146 mm.

Desde a noite de ontem, equipes da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) trabalham para atender às famílias atingidas. Hoje os trabalhos serão intensificados, dobrando o número de pessoas envolvidas na operação. A área mais atingida foi a Rua Gervásio João de Sena, onde a maioria dos moradores foi atingida e a via está interditada. Também foram registrados vários pontos de alagamento. Ainda não é possível dar um número exato das ocorrências porque as equipes seguem nas ruas e ainda estão recebendo ligações de moradores.

 

Rua Gervásio João de Sena, bairro Velha Grande | Foto: Marcos Fernandes

 

Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito Napoleão Bernardes se reuniu com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, e o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe, para decidir pelo decreto. “Nosso objetivo é tentar acelerar os recursos para a reconstrução da área. Ainda estamos tentando os recursos de janeiro, para o Garcia, e agora vamos atrás destes também”, afirmou o prefeito.

As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) já estão na região e a prioridade é a desobstrução das ruas que ficaram interditadas. As equipes de limpeza trabalham paralelamente.

Três unidades da região suspendem as aulas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que nesta segunda-feira, dia 6, não haverá atendimento no Centro de Educação Infantil (CEI) Ricardo Manske e na Escola do Campo Orestes Guimarães. A ONG Lar Bethel também suspendeu os trabalhos.

No CEI Ricardo Manske, localizado na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, houve um deslizamento de terra e quedas de árvores. A unidade atende a 70 crianças e os pais já foram avisados pela direção. Já na escola Orestes Guimarães, situado à Rua Franz Müller, no mesmo bairro, o que ocorreu foi o bloqueio da rua e por isso as aulas para os 20 alunos que a freqüentam a unidade foram suspensas.

A ONG Lar Bethel, que fica na Rua Germano Kratz Neto, também na Velha Grande, e para quem a prefeitura destina recursos para a reserva de vagas na Educação Infantil, também não atenderá nesta segunda-feira, dia 6, por conta de problemas em uma galeria que passa sob o terreno da instituição.

Samae alerta para possível desabastecimento de água nesta segunda-feira

O Samae alerta que, por causa das fortes chuvas da última noite, algumas localidades podem sofrer falta de água nesta segunda (6): Morro Dona Edith, Rua dos Trabalhadores, Morro da Figueira, Rua Hermann Kratz e Rua Emílio Wehmuth.

O Samae tem uma equipe atuando na Velha, mas é preciso aguardar a limpeza das vias e tubulações, para depois começar atuar no conserto dos locais.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS