Prefeitura decreta situação de emergência localizada na região da Velha Grande

Rua Gervásio João de Sena, bairro Velha Grande | Foto: Marcos Fernandes
Rua Gervásio João de Sena, bairro Velha Grande | Foto: Marcos Fernandes

 

Por Julimar Pivatto e Aline Frazoi Santos Fleith [PMB]

A Prefeitura de Blumenau vai decretar situação de emergência localizada na região da Velha Grande. As chuvas que caíram na noite deste domingo (5/03/17), geraram mais de 20 ocorrências e as mais graves foram de deslizamento. Em três horas foram registrados 138,2 mm de chuva – a média história do mês de março é de 146 mm.

Desde a noite de ontem, equipes da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) trabalham para atender às famílias atingidas. Hoje os trabalhos serão intensificados, dobrando o número de pessoas envolvidas na operação. A área mais atingida foi a Rua Gervásio João de Sena, onde a maioria dos moradores foi atingida e a via está interditada. Também foram registrados vários pontos de alagamento. Ainda não é possível dar um número exato das ocorrências porque as equipes seguem nas ruas e ainda estão recebendo ligações de moradores.

 

Rua Gervásio João de Sena, bairro Velha Grande | Foto: Marcos Fernandes

 

Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito Napoleão Bernardes se reuniu com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, e o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe, para decidir pelo decreto. “Nosso objetivo é tentar acelerar os recursos para a reconstrução da área. Ainda estamos tentando os recursos de janeiro, para o Garcia, e agora vamos atrás destes também”, afirmou o prefeito.

As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) já estão na região e a prioridade é a desobstrução das ruas que ficaram interditadas. As equipes de limpeza trabalham paralelamente.

Três unidades da região suspendem as aulas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que nesta segunda-feira, dia 6, não haverá atendimento no Centro de Educação Infantil (CEI) Ricardo Manske e na Escola do Campo Orestes Guimarães. A ONG Lar Bethel também suspendeu os trabalhos.

No CEI Ricardo Manske, localizado na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, houve um deslizamento de terra e quedas de árvores. A unidade atende a 70 crianças e os pais já foram avisados pela direção. Já na escola Orestes Guimarães, situado à Rua Franz Müller, no mesmo bairro, o que ocorreu foi o bloqueio da rua e por isso as aulas para os 20 alunos que a freqüentam a unidade foram suspensas.

A ONG Lar Bethel, que fica na Rua Germano Kratz Neto, também na Velha Grande, e para quem a prefeitura destina recursos para a reserva de vagas na Educação Infantil, também não atenderá nesta segunda-feira, dia 6, por conta de problemas em uma galeria que passa sob o terreno da instituição.

Samae alerta para possível desabastecimento de água nesta segunda-feira

O Samae alerta que, por causa das fortes chuvas da última noite, algumas localidades podem sofrer falta de água nesta segunda (6): Morro Dona Edith, Rua dos Trabalhadores, Morro da Figueira, Rua Hermann Kratz e Rua Emílio Wehmuth.

O Samae tem uma equipe atuando na Velha, mas é preciso aguardar a limpeza das vias e tubulações, para depois começar atuar no conserto dos locais.